Busca do site
menu

Seminário discute Regionalização e Redes de Atenção como desafios para efetivação do SUS

ícone facebook
Publicado em:12/11/2014
Seminário discute Regionalização e Redes de Atenção como desafios para efetivação do SUSNos dias 13 e 14 de novembro, a Escola Nacional de Saúde Pública, por intermédio do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/ENSP), organizará o seminário Regionalização e Redes de Atenção à Saúde como desafios para efetivação do SUS. O evento, que terá participação de pesquisadores da Escola e convidados externos, abordará a regionalização e organização das Redes de Atenção a partir das características da regionalização e do processo de governança. A mesa de abertura está marcada para o dia 13 de novembro, às 13h30, no salão internacional da ENSP. O evento é aberto aos interessados; as inscrições podem ser feitas durante o seminário.
 
O encontro discutirá os limites e possibilidades da implantação de redes de atenção a partir dos contextos histórico e político-organizacional, além de apresentar uma Mostra de Experiências do Projeto QualiSUS-Rede. Para a coordenadora do Laser/ENSP, Gisela Cardoso, o evento ocorre em um excelente momento, uma vez que a pesquisa de campo da Avaliação de Implementação do QualiSUS-Rede em 15 regiões do Brasil está em fase final. “O seminário, portanto, torna-se um estímulo para a equipe do Laser/ENSP envolvida na pesquisa avaliativa. A atividade nos permitirá dialogar e discutir os achados preliminares da pesquisa com colegas pesquisadores da instituição, também envolvidos na temática de redes e regionalização”, destacou.
 
A mesa de abertura, às 13h30, terá presença do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes; do diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Hermano Castro; da coordenadora da Unidade de Gestão do Projeto QualiSUS-Rede, Ana Lucia Gurgel; da vice-diretora de Pesquisa da ENSP, Sheila Mendonça; da chefe do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP), Rosely Magalhães; e da coordenadora do Laser/ENSP, Gisela Cardoso.
 
Na sequência, às 14 horas, a mesa Redes de Atenção à Saúde: limites e possibilidades no processo de regionalização, moderada pela pesquisadora Ligia Giovanella, terá apresentação das palestrantes Rosana Kuschnir (ENSP/Fiocruz), Ana Lucia Gurgel (UGP/MS), e Marly Cruz (ENSP/Fiocruz).
 
Painel do QualiSUS-Rede encerra evento
 
Processo de governança no contexto da Regionalização e Organização das Redes de Atenção à Saúde será o tema da segunda mesa do seminário, marcada para o dia 14 de novembro, às 9 horas. A atividade receberá as pesquisadoras da ENSP Luciana Dias Lima e Marcia Fausto, sob coordenação de Egléubia Andrade de Oliveira (IESC/UFRJ e Laser/ENSP).
 
A última atividade do seminário, às 14 horas, apresentará as Experiências do Projeto QualiSUS-Rede. “Um dos pontos de destaque do evento será o Painel de Experiências, através do qual apresentaremos, por meio de apoiadores locais do QualiSUS-Rede e coordenadores de grupos condutores, cinco experiências de implementação do QualiSUS em diferentes regiões: Belém, Dourados, Cariri, Florianópolis e PEBA (Pernambuco/Bahia).”
 
Confira a programação completa dos dois dias de Seminário.

Seminário discute Regionalização e Redes de Atenção como desafios para efetivação do SUS
 


Nenhum comentário para: Seminário discute Regionalização e Redes de Atenção como desafios para efetivação do SUS