Busca do site
menu

Fiocruz promove festa da vacinação neste sábado (8/11)

ícone facebook
Publicado em:07/11/2014
Danielle Monteiro
 
Com mais de 70 atividades culturais, de divulgação científica, promoção da saúde e prestação de serviços, a Fiocruz vai realizar, neste sábado (8 de novembro), a 21ª edição do Fiocruz pra Você. O evento, que integra a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil, lançada pelo Ministério da Saúde, transforma a instituição no maior posto de vacinação do Brasil. Serão fornecidas em torno de 3 mil doses de vacina contra a poliomielite na Fundação. No ano passado, 1.517 mil crianças foram vacinadas contra a doença na Fiocruz. Além do campus Manguinhos, no Rio de Janeiro, também haverá vacinação no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no Flamengo, na Clínica da Família Victor Valla, em Manguinhos, e na Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva, também na região. Este ano, a meta do Ministério da Saúde é imunizar mais de 12,7 milhões de crianças contra a paralisia infantil em todo o país.  

Fiocruz promove festa da vacinação neste sábado (8/11)
 
 
De 8h às 17h, os postos de vacinação do campus Manguinhos, que esse ano estarão localizados na Biblioteca de Manguinhos e no Museu da Vida, vão abrir as portas para crianças entre seis meses e cinco anos. Apenas as que estiverem com a carteira de vacinação receberão o imunizante. Todos os menores nesta faixa etária devem ser imunizados, mesmo os que estiverem com tosse, gripe, rinite ou diarreia. A vacina é segura e não traz contraindicações. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem os profissionais de saúde. A imunização é a forma mais simples e eficaz de prevenção.
 
Um dos destaques do Fiocruz pra Você será o jogo virtual que acaba de ser criado a partir da Cartilha sobre o Uso Correto de Medicamentos, lançada pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmaguinhos/Fiocruz). Haverá dez laptops no estande, para que crianças e adolescentes respondam a perguntas sobre a utilização adequada de remédios. Após participar, cada jogador ganhará um exemplar do jogo em CD e também a cartilha.
 
Entre exercícios da Nasa e pinturas de Monet
 
No Parque da Ciência, a apresentação da Cyclophonica, modalidade artístico-desportiva que une música, ciclismo, paisagem sonora e urbanismo, promete animar os visitantes. No mesmo local, a criançada terá a oportunidade de conhecer o Girotec, equipamento de simulação de exercícios da Nasa, e ainda participar das oficinas de brinquedos com sucatas, de pipas e de bolhas de sabão. Durante a atividade Percebendo a Luz e o Som, os pequenos vão aprender como a física pode auxiliar na explicação de fenômenos visuais. Já a atividade Percebendo com Arte e Ciência vai exibir um vídeo com pinturas de artistas como Monet, Portinari e Picasso. Jogos populares e ginástica com crianças, jovens, adultos e idosos, e um escovódromo, que ajudará os pequenos a entender como realizar corretamente a higiene bucal, também integram a lista de atrações. Já o Jogo das Vacinas vai promover uma batalha coletiva para que todos os participantes sejam vacinados e fiquem protegidos contra doenças antes que o tempo se esgote.
 
Entre as apresentações culturais, uma peça teatral sobre adoção e maus tratos a animais e as apresentações dos grupos Crescendo em Manguinhos, Música na Calçada e Escola de Música de Manguinhos. Um dos destaques será a peça infantil Aprendiz de Feiticeiro, que fala com humor sobre o mundo das descobertas científicas e busca levar as crianças a refletir sobre questões éticas da atualidade, como melhoramento de alimentos e pesquisa com seres humanos.
 
Fiocruz promove festa da vacinação neste sábado (8/11)O evento terá cerca de 70 estandes, com exposição de insetos e explicações de doenças por eles provocadas, além de orientações sobre saúde da mulher, uso racional de medicamentos, doenças sexualmente transmissíveis, direitos e serviços sociais, saúde bucal, nutrição, tratamento e cuidados com bebês que sofrem de Osteogênese Imperfeita, entre outras temáticas. No local, também haverá mostra e venda de produtos agroecológicos, oficina de desenho e distribuição de folders informativos com a tabela e preços de medicamentos e endereços da Farmácia Popular. Durante a atividade Troque lixo por muda de planta, os interessados poderão ajudar na limpeza do campus e, com isso, ganhar uma muda de planta em garrafas pet recicladas e aprender como plantá-la. A Fundação ainda trará ao campus Manguinhos os artesãos que participam de um dos seus projetos de inclusão: a Feira do Talento. Eles exibirão na área de cooperação social os produtos que criam e cuja venda ajudam a melhorar sua renda familiar.
 
Os visitantes ainda vão poder conhecer mais sobre restauração ecológica, tecnologia social em saneamento ambiental, soberania e segurança alimentar e nutricional, coleta seletiva solidária e reciclagem de óleo residual, e ainda participar de uma Oficina de Prevenção e Conservação de Livros. O evento também vai contar com um estande de neonatologia, onde serão oferecidos às gestantes cursos de cuidados com os recém-nascidos, e um de Fisioterapia Motora, onde será feita a avaliação do desenvolvimento motor de crianças. O trabalho da Fiocruz no Banco de Leite Humano, no manejo da fauna silvestre e controle de zoonoses no campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA) e nas melhorias habitacionais na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, também será exibido.
 
Audiovisual como estratégia para falar sobre saúde
 
A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz participa desta edição do Fiocruz pra Você com duas atividades. O tradicional cineminha, que faz sucesso entre os pequenos, irá exibir o desenho Anima Dengue, que mostra formas de transmissão e prevenção da doença. Em parceria com o site PenseSUS, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (Ctic/Icict/Fiocruz), serão gravados depoimentos sobre o sistema de saúde brasileiro. A ideia é ouvir a população, suas expectativas e contribuir para a reflexão sobre a saúde no Brasil e o site PenseSUS.

ENSP terá cerca de 250 voluntários
 
A Escola Nacional de Saúde Pública, por intermédio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e da Clínica da Família Victor Valla, estará presente em mais uma edição da Campanha Nacional de Vacinação. Além de contribuir com as doses de vacina contra a poliomelite, as duas unidades assistenciais terão cerca de 250 voluntários durante a ação. A Clínica Victor Valla também ofertará dois postos de vacinação no sábado: na sua própria sede, na Avenida Dom Helder Câmara - 1390, e na Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva, na Rua Leopoldo Bulhões 800. 
 
Poliomielite
 
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.
 
Fiocruz pra você
 
Data: 8 de novembro (sábado)
Horário: 8h às 17h
Local: Fiocruz, campus Manguinhos, Rio de Janeiro; Clínica Victor Valla e Escola Municipal Maria de Cerqueira 

Patrocínio: Banco do Brasil e Petrobras / Apoio: Fiotec e SPCOC / Realização: Fiocruz, SUS, Ministério da Saúde e Governo Federal 

Fotos: Peter Ilicciev

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Seções Relacionadas:
Assistência

Nenhum comentário para: Fiocruz promove festa da vacinação neste sábado (8/11)