Busca do site
menu

Depressão materna: resultados do 'Nascer no Brasil' são divulgados na BBC

ícone facebook
Publicado em:04/11/2014
Depressão materna: resultados do 'Nascer no Brasil' são divulgados na BBCA BBC Brasil destacou a pesquisa Nascer no Brasil, realizada pela Fiocruz e coordenada pela pesquisadora da ENSP Maria do Carmo Leal. De acordo com a reportagem, no Brasil, 26% das mulheres desenvolvem algum tipo de problema psicológico após dar à luz, dados semelhantes aos britânicos. O estudo mostrou que a depressão materna foi detectada em mães entre 6 e 18 meses após o parto, sendo mais frequente entre as mulheres de baixa condição social e econômica, nas pardas e indígenas, nas mulheres sem companheiro, que não desejavam a gravidez ou que já tinham três ou mais filhos. 
 
"A depressão materna é um evento pouco diagnosticado e muito menos tratado. Poucos países adotam estratégia de rastreio de depressão durante a gestação e após o parto e, mesmo assim, sem cobertura universal, mesmo no Reino Unido", disse Mariza Theme, pesquisadora da Fiocruz responsável pelos dados relativos à depressão materna no estudo Nascer no Brasil.
 
No estudo foram entrevistadas 23.894 mulheres atendidas em maternidades públicas, privadas ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), entre fevereiro de 2011 e outubro de 2012. Foram coletados dados em 266 hospitais de 191 municípios, incluindo todas as capitais e cidades do interior de todos os estados.
 
Confira a reportagem na BBC Brasil.

Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa

Nenhum comentário para: Depressão materna: resultados do 'Nascer no Brasil' são divulgados na BBC