Busca do site
menu

Tuberculose: declaração de Barcelona reafirma luta contra doença

ícone facebook
Publicado em:03/11/2014
Tuberculose: declaração de Barcelona reafirma luta contra doençaParlamentares e líderes políticos de cinco continentes assinaram a Declaração de Barcelona de Tuberculose, que se compromete a trabalhar para uma ação continuada, além de articular investimentos significativos na luta contra a doença. A declaração foi o resultado da reunião inaugural TB Global, realizada em conjunto com a 45ª Conferência Mundial sobre Saúde Pulmonar, em Barcelona. O coordenador técnico do Observatório TB Brasil - composto por diversas unidades da Fiocruz, entre elas a ENSP -, Carlos Basília, esteve presente ao evento e apontou que uma Cúpula Global reuniu representantes no intuito de estimular a vontade política necessária para enfrentar a tuberculose e criar uma visão clara sobre o papel dos parlamentares na luta contra a epidemia. Além da declaração, a Cúpula também resultou na criação de uma rede Global de abrangência dos parlamentares que irão conduzir esses esforços.

De acordo com Carlos Basília, na ocasião o copresidente do Grupo Parlamentar do Reino Unido em TB, Nick Herbert, afirmou que ao assinar a Declaração o mundo está se comprometendo a trabalhar junto em um esforço global para priorizar a TB nas agendas políticas de cada país que possui um papel na luta contra a doença. "À medida que novas ameaças como o Ebola justamente demandam preocupação e atenção, precisamos lembrar os líderes políticos de que a tuberculose ainda é responsável por 1,5 milhões de vidas todos os anos, o que significa que a cada dia ela mata tantas pessoas como a soma total dos casos de Ebola. O mundo não pode dar ao luxo de fazer escolhas entre combater estas doenças terríveis - deve lutar em todas as frentes para vencer essas epidemias ", reforçou ele.

A Declaração de Barcelona também apelou para um novo modelo de pesquisa e desenvolvimento em tuberculose que pretende sustentar e melhorar o existente; introduzir novos medicamentos contra a TB; promover diagnósticos e vacinas; além de assegurar que novos tratamentos estarão disponíveis, adequados e acessíveis para todos aqueles que necessitam.  O coordenador do Observatório TB Brasil, Carlos Basília, citou também a fala do Diretor Executivo da União, José Luis Castro, ao enfatizar que a liderança política é essencial para o combate à TB, porque aqueles que são afetados pela doença são predominantemente pobres, ou vivem à margem da sociedade. Novos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde apontam que a tuberculose é responsável por quase tantas mortes a cada ano, como HIV/Aids, por exemplo.

Segundo Carlos Basília, Castro apontou ainda que para combater a TB é necessário enfrentar outros desafios relacionados, que incluem: o aumentando da resistência aos medicamentos; a coinfecção com o HIV; casos de tuberculose impulsionados pelo uso do tabaco; além de uma coepidemia iminente de TB e diabetes que pode potencialmente afetar milhões de diabéticos em todo o mundo. Por fim Basília destacou a fala do diretor do Programa Global de Tuberculose da Organização Mundial de Saúde, Mario Raviglione, ao expor que a tuberculose representa uma ameaça para as vidas e os meios de subsistência das pessoas em todos os países do mundo.

A Declaração de Barcelona foi assinada por representantes do Brasil, Canadá, França, Quênia, Índia, África do Sul, Tanzânia e Estados Unidos, no dia 30 de outubro. A União concordou em servir como o secretariado da Global TB e vem discutindo planos para uma segunda Cúpula Global de TB, que será realizada na Cidade do Cabo, na África do Sul. O evento também será realizado em conjunto com a Conferência Mundial sobre Saúde Pulmonar, que acontecerá de 2 a 6 de dezembro de 2015.

Sobre o Observatório Tuberculose Brasil:

Vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), o OTB tem o objetivo de fortalecer o SUS e contribuir para o controle da tuberculose no país, por meio do monitoramento das políticas públicas de saúde e promoção do controle social. Com esses objetivos, a ENSP criou a coordenação do Observatório Tuberculose Brasil. Integrante da rede FIO-TB, o observatório é composto de diversas unidades da Fiocruz, com a proposta de articular as ações de pesquisa e serviço da Fundação na área. O Observatório TB Brasil pretende desenvolver ações em advocacy communication and social mobilization (ACMS) e monitorar os indicadores sociais e epidemiológicos relacionados à tuberculose. As ações estão de acordo com as Metas de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e contam com ativa participação de movimentos sociais no que se refere à execução dos compromissos assumidos oficialmente pelas três esferas de governo.
 

Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS

Nenhum comentário para: Tuberculose: declaração de Barcelona reafirma luta contra doença