Busca do site
menu

ENSP inicia especialização voltada para profissionais da área de influência do Comperj

ícone facebook
Publicado em:24/10/2014
ENSP inicia especialização voltada para profissionais da área de influência do ComperjNa segunda-feira (27/10), a Escola Nacional de Saúde Pública iniciará o curso de especialização em Gestão da Atenção Básica e Promoção do Desenvolvimento Social, criado a partir de uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itaboraí, em decorrência do Plano de Monitoramento Epidemiológico que a ENSP realiza na área de influência do Comperj. A aula inaugural do curso será proferida pelo pesquisador do departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP Paulo Sabroza, que apresentará os principais resultados do Plano de Monitoramento, e ocorrerá no auditório da sede da SMS de Itaboraí, às 10 horas.
 
A especialização é direcionada aos profissionais da área de saúde e assistência social. Seu conteúdo articula conceitos e práticas voltados para a promoção do desenvolvimento social, vigilância em saúde e atenção básica, na dimensão territorial/local. Fazem parte da turma profissionais de saúde que atuam nos municípios pertencentes à região Leste do estado do Rio de Janeiro, área de abrangência do Complexo Petroquímico do estado do Rio de Janeiro (Comperj), tais como: Araruama, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá.
 
De acordo com o coordenador do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos da ENSP (LabMep), Luciano Toledo, o curso possui uma característica inovadora, a partir do momento que busca integrar dois componentes prioritários do Governo Brasileiro: a saúde e o desenvolvimento social, por meio do Programa Saúde da Família (PSF) e do Bolsa Família. Na ENSP, a especialização integra pesquisadores dos departamentos de Endemias, Administração e Planejamento e Saúde, Ciências Sociais, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, além da Escola de Governo em Saúde da ENSP, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ e da Universidade Federal Fluminense.
 
A turma é formada por 30 alunos.
 
Serviço
 
Aula inaugural do curso de especialização em Gestão da Atenção Básica e Promoção do Desenvolvimento Social
Dia: 27/10
Hora: 10 horas
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí - Av. Prefeito Álvaro de Carvalho Júnior, 732
Nancilância, Itaboraí

Seções Relacionadas:
Ensino Sessões Científicas

Nenhum comentário para: ENSP inicia especialização voltada para profissionais da área de influência do Comperj