Busca do site
menu

Mestrado voltado para controle da tuberculose segue com inscrições abertas

ícone facebook
Publicado em:30/10/2014
Mestrado voltado para controle da tuberculose segue com inscrições abertasContinuam abertas, até o dia 3 de novembro, as inscrições para o mestrado profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose. O novo curso, desenvolvido a partir do consórcio entre ENSP, Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM) e Fiocruz, visa formar gestores e profissionais de saúde para o fomento de pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico no que diz respeito à vigilância e controle da tuberculose, além de outras micobacterioses de interesse sanitário. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga Fiocruz.

O curso é voltado especificamente para os profissionais do setor público inseridos nos serviços de saúde. Seu conteúdo tem por objetivo atender às necessidades cotidianas destes profissionais com uma produção de conhecimento proveniente e voltada para essa realidade. O curso pretende ainda contribuir para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde e a consolidação do SUS.

O mestrado é coordenado pelos pesquisadores da ENSP Paulo Cesar Basta e Jesus Ramos e pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz) Maria de Fátima Militão Albuquerque e Haiana Charifker Schindler. A Escola e o CPqAM apresentam esta proposta de mestrado profissional de consórcio em epidemiologia e Saúde Pública após experiências bem-sucedidas com turmas anteriores de mestrado nessas áreas.

"Entendemos esse mestrado profissional como uma iniciativa pioneira, direcionada exclusivamente para o controle da TB, e concebida no formato de consórcio, a partir da construção coletiva com o Hélio Fraga e o Departamento de Endemias, na ENSP, e o Aggeu Magalhães. O curso surge com o objetivo de atualizar e proporcionar uma formação em serviço continuada para aqueles que são os verdadeiros militantes dessa causa", disse o pesquisador Paulo Basta.
 
Com a formação, o que se procura é responder às demandas de formação de gestores e profissionais de saúde nas áreas focadas pela ementa do curso. A iniciativa está em consonância com as novas metas de desenvolvimento do milênio, delineadas durante a 67ª Assembleia Mundial de Saúde. Nessa ocasião, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou a estratégia global Pós-2015, e esta proposta visa capacitar profissionais de saúde para incrementar as ações de vigilância e controle da tuberculose. A iniciativa está também alinhada às Portarias GM/MS nº 1.378, de 2013 e GM/MS nº 3.276, de 2013 e à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde do Ministério da Saúde.
 
O curso apresenta estrutura modular e será realizado em regime presencial, com atividades desenvolvidas durante uma semana a cada mês, com 45 horas-aula cada. Sua duração é de 24 meses e seu início está previsto para 17 de dezembro de 2014. São oferecidas 25 vagas.

Confira no edital todas as informações sobre inscrição, objetivos, público alvo, entre outras.

Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS Editais Ensino

Nenhum comentário para: Mestrado voltado para controle da tuberculose segue com inscrições abertas