Busca do site
menu

ENSP promove seminário sobre saúde mental materna. Participe!

ícone facebook
Publicado em:16/10/2014

Um tema pouco abordado pela saúde coletiva brasileira, a saúde mental materna será o foco do seminário promovido pela ENSP no dia 17 de outubro. O encontro, marcado para 9 horas, no auditório do INCQS/Fiocruz, reunirá pesquisadores da Escola, da Uerj e da City University, de Londres. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por e-mail.

O Seminário Internacional Saúde Mental Materna contará com as participações de Susan Ayers, da City University, London; Mariza Theme (ENSP); Marcia Leonardi Baldisserotto (ENSP) e Paulo Roberto Pavão, da Uerj.

A coordenadora do evento e pesquisadora da ENSP, Mariza Theme, explica que o seminário poderá render futuras parcerias para a instituição. “O evento contará com a participação da pesquisadora Susan Ayers, que estuda está temática no Reino Unido, tanto depressão, quanto transtorno de stress pós-traumático relacionados às práticas obstétricas. Nosso grupo de pesquisa na Escola de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente está começando a abordar esta tema agora, e como no Brasil pouco se fala sobre isto, entendemos que o encontro é um bom momento para disseminar a questão. O próprio Ministério da Saúde não tem nenhuma posição ainda concreta em relação à Saúde Mental Materna, seja como abordar ou como encaminhar pacientes. Este também é um grande passo para nós estabelecermos parcerias futuras com os profissionais do Reino Unido”, disse.

Segundo pesquisadores, a depressão materna tem sido apontada como uma condição pouco favorecedora ao desenvolvimento infantil, mostrando-se associada a dificuldades emocionais e comportamentais. A depressão atinge de 10% a 20% das mulheres pelo menos uma vez na vida. Em aproximadamente um terço das mulheres com depressão os sintomas depressivos persistem por toda a vida. Neste contexto de conviver com uma mãe deprimida é que se reflete o impacto negativo sobre o desenvolvimento da criança.

Ao todo estão disponíveis 60 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail monica.almeida@ensp.fiocruz.br.

Serviço:
Seminário Internacional Saúde Mental Materna
17 de outubro
9 horas
Auditório do INCQS – Campus da Fiocruz
Av. Brasil, 4365 – Rio de Janeiro
 

ENSP promove seminário sobre saúde mental materna. Participe!

 


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: ENSP promove seminário sobre saúde mental materna. Participe!