Busca do site
menu

Encontro discute ciência a serviço do poder e da exclusão dos corpos

ícone facebook
Publicado em:15/10/2014

Encontro discute ciência a serviço do poder e da exclusão dos corposO pesquisador da ENSP Paulo Amarante vai abrir o III Seminário de Ciências Humanas e Sociais no Campo de Saúde: O Corpo Humano nos Ideias Higienista, Eugenista e Alienista. O evento será realizado no dia 11 de novembro, na Unesp de Rio Claro. A proposta do encontro é discutir o papel que a ciência exerce quando, servindo ao poder, contribui para homogeneizar os corpos e mentes criando uma sociedade excludente e intolerante.

Citando o filósofo francês Michel Serres, o texto que anuncia o evento lembra que “em seu estado nascente o saber é feliz”, mas “dentro das instituições que dirigem, o exploram e transmitem, para os indivíduos massacrados por esse saber, ele alimenta, de fato, o instinto de morte”. Ainda usando uma citação de Serres, que dizia que "a razão é genocida desde sua geração", a proposta apresentada é a de lançar um olhar para populações que em nome de ideais transcendentes acabam excluídas ou domesticas por programas científicos que trabalham a serviço do poder. Atuando diretamente sobre os corpos desses indivíduos, a ciência triste do poder agiria sobre as etnias, classes e pessoas “diferenciados”, que não servem a seus propósitos e padrões.

Serão ao todo quatro palestras. A primeira, de Paulo Amarante, é intitulada Saúde mental e sociedade: reflexões para pensar a desmedicalização da vida cotidiana. Também participam do seminário a historiadora e professora da UERJ, Magali Engel, que falará de “Sexualidades interditadas: loucura e gênero masculino”. A cientista social Maria Conceição da Costa e o pesquisador da USP João Monteiro de Pina Neto são os outros dois palestrantes do evento.

Mais informações neste link.

 


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Encontro discute ciência a serviço do poder e da exclusão dos corpos