Busca do site
menu

Confira a participação da ENSP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

ícone facebook
Publicado em:13/10/2014
Confira a participação da ENSP na Semana Nacional de Ciência e TecnologiaA Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) mobiliza a população em torno de temas e atividades de popularização da ciência, destacando sua importância para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. As atividades da semana começam na terça-feira, 14/10, e vão até o dia 19 de outubro. Este ano o tema central é Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. A ENSP, claro, não poderia ficar de fora e seus pesquisadores estarão presentes na programação.  
 
Entre as participações da Escola na semana estão a mesa de debates Ciência, Arte e Ensino: parcerias estratégicas; a atividade A arte que vem do lixo – a comunidade de Manguinhos na SNCT; um Bate-papo com autores da Editora Fiocruz; e ainda o lançamento da série de vídeos Profissão Cientista: a trajetória dos pesquisadores da Fiocruz contada para jovens
 
No dia 14 de outubro, das 9h às 12 horas, a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP/Fiocruz, Sheila Ferraz participará da mesa de debates Ciência, Arte e Ensino: parcerias estratégicas, acompanhada de Nilton Bahlis, do Núcleo de Experimentações de Tecnologias Interativas (NExT/Icict), Leonardo Fuks, da Escola de Música da UFRJ e Leonardo Moraes do Sesc. O encontro ocorrerá no auditório do Pavilhão Leonidas Deane. 
 
A arte que vem do lixo – a comunidade de Manguinhos na SNCT é o tema da segunda participação da Escola. O professor de artes Natanael dos Santos, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP), vai expor uma maquete gigante de Manguinhos, além de obras de arte com materiais reciclados, tudo no Salão de Exposições do Museu da Vida, a partir das 9h, durante todos os dias de atividades da Semana de C&T.  
 
Profissão Cientista: a trajetória dos pesquisadores da Fiocruz contada para jovens é o título de uma série audiovisual de pequenos documentários desenvolvida pelo Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia, da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio. Esta série busca incentivar os jovens a seguirem carreiras científicas por meio da trajetória de vida de seis pesquisadores da Fiocruz: Claudio Tadeu Daniel-Ribeiro (IOC), Jane Costa (IOC), José Augusto Nery (IOC), Lorelai Kury (COC), Márcio Félix (IOC) e Márcia Chame, que além de pesquisadora da ENSP, é responsável pelo Programa Institucional Biodiversidade e Saúde da Fiocruz. 
 
Os vídeos serão lançados durante a cerimônia de abertura da SNCT na Fiocruz, às 9h30, no auditório do Museu da Vida. Ainda no dia 14, das 14h30 às 16h30, haverá um bate-papo no lounge do Museu da Vida, com os pesquisadores que participaram dos vídeos.
 
Já em Brasília, haverá exibição da série e debate sobre carreiras científicas, nos dias 16 e 17 de outubro, com sessões das 10h às 11h e das 15h às 16h nos miniauditórios do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. No dia 17, o debate contará com a presença de Marcia Chame.
 
A atividade da Editora Fiocruz Bate-papo com autores acontecerá durante todos os dia da Semana de C&T na Fiocruz, Campus Manguinhos, sempre das 10 às 11h e das 13h30 às 14h30, e terá grande participação dos pesquisadores da Escola. 
Dia 14/10 – 10h: Joviniana Quintes, do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) falará sobre os impactos da violência na escola; 
14/10 – 13h30: Gerson Marinho, pós-doutorando da ENSP falará sobre saúde indígena;
15/10 – 13h30: Dina Czeresnia, do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (Densp/ENSP) falará sobre os sentidos da saúde e da doença;
16/10 – 13h30: Sergio Rego, do Departamento de Ciências Sociais em Saúde e coordenador do Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da ENSP, falará sobre ética; 
17/10 - 10h: Claudia Osorio, do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP) falará sobre assistência farmacêutica. 
 
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
 
Realizada desde 2004, a intenção é explorar a curiosidade, especialmente de crianças e jovens, para a ciência e a tecnologia. A coordenação nacional é da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, através do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
 
Sua realização conta com a participação de governos estaduais e municipais e de instituições de pesquisa e ensino, assim como de entidades científicas e tecnológicas. Universidades, empresas, escolas e profissionais interessados são convidados a se integrar, organizar e/ou desenvolver atividades em espaços públicos, escolas, empresas, ONGs, associações de moradores ou, ainda, abrir as portas de sua instituição para a população. Em particular, diretores e professores de escolas de ensino fundamental e médio são estimulados a participar com seus alunos, preparando-os, ao longo do ano, para apresentar os resultados do trabalho desenvolvido.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Parcerias

Nenhum comentário para: Confira a participação da ENSP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia