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Curso de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria inicia em oito Estados

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Publicado em:13/10/2014
* Por Alex Bicca
 
Curso de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria inicia em oito EstadosTeve início, nesta segunda-feira (13/10), o Curso Nacional de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria do SUS. A iniciativa - uma parceria da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, com a  ENSP, o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (Doges) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) -, ocorre, nesta etapa, de forma simultânea em oito estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, São Paulo e Tocantins.
 
Os municípios contemplados foram definidos pelo Doges e pelo DenaSUS, sendo priorizados aqueles que aderiram ao Contrato Organizativo da Ação Pública (COAP) ou ao SISPACTO, e que ainda não possuem Ouvidoria implantada. O curso é constituído de duas unidades de aprendizagem e tem como objetivo contribuir para a qualificação do Sistema Nacional de Auditoria e o Sistema Nacional de Ouvidoria, com vistas ao fortalecimento destas áreas estratégicas para a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Para fortalecer as parcerias estaduais, foram realizadas oficinas de de mobilização e divulgação da proposta do curso. Além disso, estes encontros também debateram o objetivo de formação e apresentação do curso aos docentes e aos coordenadores estaduais com vistas a compartilhar a proposta político-pedagógica e estratégias formadoras.
 
Números
 
A modalidade presencial e descentralizada do curso envolveu um número significativo de atores. Ao todo contam com 8 Escolas ou Centros formadores envolvidos diretamente, 8 coordenadores estaduais, 8 secretários executivos, 41 docentes para atender a demanda de 354 alunos inscritos. Este alunos são provenientes de quase 230 municípios, sendo 165 para o componente de Ouvidoria e 64 para o de Auditoria, além das Secretarias Estaduais de Saúde e Sistemas Estaduais de Auditoria que também foram contemplados.
 
Material pedagógico
 
Constituído por duas Unidades de Aprendizagem, o material pedagógico do curso está dividido em dois cadernos, de acordo com o público a ser formado. Para elaboração desse material, foi aplicada a metodologia denominada ‘gestão por competências’, com o intuito de definir os conhecimentos a serem apropriados, as habilidades a serem adquiridas e as atitudes a serem adotadas diante das questões com as quais os trabalhadores lidam em cotidiano laboral. Por meio dessa metodologia, buscou-se valorizar a experiência dos participantes, bem como identificar as lacunas e dificuldades, agregando conhecimentos através de práticas participativas.
 
Alex Bicca é jornalista da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública 

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