Busca do site
menu

Conferência apresenta experiências internacionais sobre parto e nascimento

ícone facebook
Publicado em:10/10/2014
Começa no dia 14 de outubro (terça-feira), a "Ecos da 9º Conferência - Normal é Natural: da pesquisa à ação", que reunirá os principais obstetras e ginecologistas, pediatras, obstetrizes e enfermeiros obstétricos do Brasil e do exterior, no Rio de Janeiro. Em sua nona edição, a Normal Labour and Birth, que começou na Grã Bretanha, abordará aspectos do cuidado com a gestante, o parto e o nascimento, bem como a necessidade da capacitação de profissionais de saúde para atuar diante dos  processos de vulnerabilidade da gestante, além das dimensões éticas do cuidado com o nascimento. O evento é presidido no Brasil pela pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública, Maria do Carmo Leal.

Conferência apresenta experiências internacionais sobre parto e nascimento

O evento internacional, que acontece pela primeira vez no Brasil, apresentará os cenários da situação da saúde de mães e bebês nos diferentes continentes, e debaterá estratégias para implementação de políticas públicas que visem à promoção do trabalho de parto, do parto e nascimento normais. A conferência tratará da inclusão dos serviços de obstetrizes e enfermeiros obstétricos no modelo de atenção ao parto como previsto em projeto de Lei, bem como a atuação  desses profissionais dentro da rede credenciada pela saúde complementar (setor privado), e a garantia do protagonismo da mulher na perspectiva de seus direitos sexuais e reprodutivos. 

"Trata-se de um congresso muito importante para o Brasil. Principalmente em função da grande dificuldade de os nascimentos ocorrerem de forma natural no país. Temos taxas de cesarianas muito elevadas, já próximas a 60%, e também uma grande quantidade de intervenções sobre o parto normal. Precisamos discutir com aqueles que apresentam resultados melhores que os nossos", observou a presidente da conferência e coordenadora da pesquisa Nascer no Brasil, Maria do Carmo Leal.
 
Dentre os especialistas que participarão das duas conferências, destacam-se o Obstetra Eugene R. Declercq, professor da Boston University School of Public Health e da Boston University School of Medicine, e coordenador de diferentes estudos para implementação de políticas de natalidade em seu país; Lesley Page, parteira no Serviço de Maternidade Cotswold, do Oxford Radcliffe Hospitals NHS Trust; Hannah Dahlen, professora de Obstetrícia da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade de Western Sydney, Austrália; Lisa Kane Low, Professora Associada da Divisão de Promoção de Saúde e Redução de Risco da Escola de Enfermagem na Universidade de Michigan, USA;  Ngai Fen Cheung, professor de Obstetrícia, Unidade de Pesquisa em Obstetrícia da Faculdade de Enfermagem, Hangzhou Normal University, China. 
 
Credenciamento:

A confirmação do credenciamento deve ser feita pelo e-mail: roberta.miller@millerbaum.com.br até às 12h do dia 13 de outubro. 

Serviço 
Data: 14 a 16 de outubro
Centro de Convenções SulAmérica, Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova

Contatos
 
Assessoria Fundação Oswaldo Cruz
Filipe Leonel (21) 2598-2995 / (21) 97977-8333
Danielle Monteiro (21) 3885-1065
 
Millerbaum Comunicação 
Roberta Miller
(21) 2538-1513 / (21) 8211-8606 

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Pesquisa

Nenhum comentário para: Conferência apresenta experiências internacionais sobre parto e nascimento