Busca do site
menu

Fiocruz obtém registro para produzir medicamento contra tuberculose

ícone facebook
Publicado em:07/10/2014
Fiocruz obtém registro para produzir medicamento contra tuberculoseO Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) obteve da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o registro para a produção do isoniazida+rifampicina (150mg + 300mg), um importante medicamento usado no tratamento de pacientes com tuberculose. O deferimento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (29/9), por meio da Resolução nº 3.810, publicada na semana passada (26/9).

O iso+rifam, como é popularmente chamado, passa a ser o terceiro medicamento a compor o portfólio de Farmanguinhos contra essa doença negligenciada. A mesma Resolução confere também à unidade o direito de produzir o anti-helmíntico do trato gastrointestinal praziquantel 600 mg nas instalações do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM). No caso deste medicamento especificamente, foi alterado somente o local de fabricação, já que era produzido nas instalações na fábrica do campus de Manguinhos.

Além do composto iso+rifam, Farmanguinhos tem uma linha de medicamentos especificamente voltada para o tratamento da tuberculose. O Instituto produz etionamida, isoniazida. A unidade vai produzir ainda o 4 em 1, tuberculostático que reúne quatro fármacos em um único comprimido: isoniazida, rifampicina, etambutol e pirazinamida. Essa formulação em dose fixa combinada é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a forma mais eficaz de combate à tuberculose. A unidade aguarda o registro concedido pela Anvisa para iniciar a produção.

Mais de 70 mil casos da doença em 2013

A produção do 4 em 1 será possível graças a uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre Farmanguinhos e o laboratório indiano Lupin. Além de ampliar a adesão ao tratamento, a redução no número de comprimidos deve diminuir as taxas de abandono do tratamento, um dos principais problemas na terapia contra a tuberculose. Outro benefício é que a nacionalização da tecnologia vai gerar uma economia aos cofres públicos. De acordo com o Ministério da Saúde, anualmente, o Brasil gasta cerca de R$ 11 milhões em ações contra a tuberculose.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde no Dia de Luta contra a Tuberculose (24/3) mostram que o Brasil registrou 71.123 novos casos da doença em 2013. Já os dados sobre o número de mortes por tuberculose divulgados pelo Ministério são referentes a 2012 e indicam um total de 4.406 óbitos. A população mais vulnerável se concentra em moradores de rua, cujo risco de infecção é 44 vezes maior do que na população geral. Em seguida, estão as pessoas com HIV/Aids (risco 35 vezes maior); população carcerária (risco 28 vezes maior) e indígenas (risco três vezes maior).

Nota do Observatório Tuberculose Brasil/ENSP

"Em julho desse ano o Observatório Tuberculose Brasil/ENSP publicou uma série de alertas sobre os problemas recentes de distribuição da medicação para tratar a tuberculose. Houve registros de desabastecimento em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco do composto de quatro antibióticos que só é fornecido pela rede pública de saúde. Torna-se assim cada vez mais urgente que o Brasil tenha produção independente do medicamento. Sendo uma doença negligenciada, a tuberculose não é uma doença que dá lucro, não há interesse de grandes indústrias. O Brasil acaba refém dos laboratórios, enquanto tem tecnologia para a produção nacional.

Nós não produzimos os fármacos e importamos a matéria-prima dos outros países, somos dependentes de países como a Índia e a China. A produção em território nacional do quatro em um é fundamental para dar autonomia ao Brasil no tratamento da doença, com a produção nacional, a qualidade dos produtos também ficará resguardada. Essa é uma questão de soberania nacional, que precisa ser tratada em termos de política de Governo".
Fonte: Fonte: Farmanguinhos/Fiocruz
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz obtém registro para produzir medicamento contra tuberculose