Busca do site
menu

Academias britânicas oferecem oportunidades para brasileiros

ícone facebook
Publicado em:29/09/2014
Academias britânicas oferecem oportunidades para brasileirosCientistas brasileiros que querem realizar pesquisas e atividades de intercâmbio com instituições no Reino Unido têm novas oportunidades. As Academias Nacionais do Reino Unido – Royal Society, British Academy, Academy of Medical Sciences e Royal Academy of Engineering –, em colaboração com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), oferecem auxílios no âmbito do Newton Fund, fundo do governo britânico de apoio à pesquisa em ciência e inovação.
 
Os participantes na iniciativa concordaram em estabelecer inicialmente um programa de três anos, com o objetivo de desenvolver uma comunidade de pesquisa bem treinada e estabelecer conexões de longo prazo entre pesquisadores do Reino Unido e do Brasil. O programa oferece três oportunidades: Newton Advanced Fellowships, Newton Mobility Grants e Newton International Fellowships
 
A primeira chamada dos Newton Advanced Fellowships está aberta a pesquisadores sediados no Brasil para desenvolver projetos que permitam fortalecer a capacidade de pesquisa de seu grupo por meio de treinamento e colaboração com parceiro no Reino Unido. Os auxílios serão concedidos para períodos de até dois anos para pesquisadores em ciências naturais (incluindo engenharia, pesquisa clínica ou orientada ao paciente), ciências sociais e ciências humanas. Os auxílios poderão ser de até 37 mil euros por ano. Os interessados devem ter concluído o pós-doutorado há menos de 15 anos e a submissão deve ser feita conjuntamente com o parceiro britânico.
 
Os Newton Mobility Grants financiam despesas de mobilidade dos pesquisadores brasileiros e parceiros britânicos, que atuem em projetos colaborativos. Os auxílios serão de até dois anos e destinados a apoiar pesquisadores em ciências naturais (até 12 mil euros), engenharias (até 24 mil euros) e ciências sociais e ciências humanas (até 10 mil euros).
 
A chamada para as Newton International Fellowships será aberta futuramente. A modalidade apoiará pesquisadores brasileiros com pós-doutorado e em início de carreira, que poderão permanecer por dois anos consecutivos em trabalhos de pesquisa e de treinamento em universidade ou instituto de pesquisa no Reino Unido.
 
As inscrições para as duas modalidades abertas vão até as 17h (horário britânico) do dia 22 de outubro. Para submissões na Royal Academy of Engineering, o prazo termina no dia 24 de outubro, às 16h (horário britânico).
 
Lançado em abril de 2014, o Newton Fund de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes investirá cerca de £75 milhões (R$ 262 milhões) em diversos programas que contemplam mobilidade, pesquisa e capacitação em 15 países. No Brasil, deverão ser investidos aproximadamente 27 milhões de euros (R$ 94 milhões) até 2017.

Fonte: Agência Fapesp
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Academias britânicas oferecem oportunidades para brasileiros