Busca do site
menu

CSP lança especial sobre Nascer no Brasil

ícone facebook
Publicado em:22/09/2014

CSP lança especial sobre Nascer no BrasilA pesquisa Nascer no Brasil, coordenada pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz Maria do Carmo Leal revelou que o Brasil é recordista mundial em cesarianas, e os índices são ainda mais alarmantes no setor privado, com 88% dos nascimentos. Esses e outros dados resultaram em um suplemento especial da revista Cadernos de Saúde Pública da Escola, disponível on-line. Na publicação são apresentados em 14 artigos originais, abordando temas como aspectos metodológicos da amostra, a criação de um algoritmo para cálculo da idade gestacional e estimação da mortalidade materna; resultados sobre a assistência pré-natal; decisão sobre a via de parto; intervenções sobre as parturientes e recém-nascidos de risco habitual; tipo de parto nas adolescentes; entre outros. Confira alguns dos destaques deste suplemento.

No Editorial, as pesquisadoras Maria do Carmo Leal e Silvana Granado destacam alguns números e buscam trazer um panorama do parto e nascimento no Brasil para a sociedade, sensibilizando profissionais, gestores, gestantes e seus familiares para a necessidade de mudanças no atual modelo de atenção obstétrica.

Em Intervenções obstétricas durante o trabalho de parto e parto em mulheres brasileiras de risco habitual, as pesquisadoras Maria do Carmo Leal, Ana Paula Esteves Pereira, Mariza Miranda Theme Filha, Marcos Nakamura-Pereira, Maria Helena Bastos, Silvana Granado Nogueira da Gama, todas da ENSP/Fiocruz, junto com Rosa Maria Soares Madeira Domingues (Ipec/Fiocruz) e Marcos Augusto Bastos Dias (IFF/Fiocruz), avaliam o uso das boas práticas (alimentação, deambulação, uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor e de partograma) e de intervenções obstétricas na assistência ao trabalho de parto e parto de mulheres de risco obstétrico habitual.

Desenho da amostra Nascer no Brasil: Pesquisa Nacional sobre Parto e Nascimento
é o título do artigo de Mauricio Teixeira Leite de Vasconcellos e Pedro Luis do Nascimento Silva (IBGE), junto com Ana Paula Esteves Pereira e Arthur Orlando Correa Schilithz (ENSP/Fiocruz); e Paulo Roberto Borges de Souza Junior e Celia Landmann Szwarcwald (Icict/Fiocruz). O texto descreve a amostra da Pesquisa Nacional sobre Parto e Nascimento no Brasil. Os hospitais com 500 ou mais nascidos vivos em 2007 foram estratificados por macrorregião, capital de estado ou não, e tipo, e selecionados com probabilidade proporcional ao número de nascidos-vivos neste mesmo ano.

Ana Paula Esteves Pereira, Maria do Carmo Leal, Silvana Granado Nogueira da Gama, Arthur Orlando Corrêa Schilithz e Maria Helena Bastos (ENSP/Fiocruz) e Rosa Maria Soares Madeira Domingues (Ipec/Fiocruz) verificam em Determinação da idade gestacional com base em informações do estudo Nascer no Brasil a validade de diferentes métodos de estimação da idade gestacional e propor a criação de um algoritmo para cálculo da mesma para a pesquisa Nascer no Brasil – estudo realizado em 2011-2012, com 23.940 puérperas.

Assistência pré-natal no Brasil
é o título do trabalho de Elaine Fernandes Viellas, Silvana Granado Nogueira da Gama, Mariza Miranda Theme Filha, Janaina Viana da Costa, Maria Helena Bastos e Maria do Carmo Leal (ENSP/Fiocruz), com Rosa Maria Soares Madeira Domingues (Ipec/Fiocruz) e Marcos Augusto Bastos Dias (IFF/Fiocruz) que teve por objetivo analisar a assistência pré-natal oferecida às gestantes usuárias de serviços de saúde públicos e/ou privados utilizando dados da pesquisa Nascer no Brasil, realizada em 2011 e 2012. As informações foram obtidas por meio de entrevista com a puérpera durante a internação hospitalar e dados do cartão de pré- natal.

O artigo Processo de decisão pelo tipo de parto no Brasil: da preferência inicial das mulheres à via de parto final, de Rosa Maria Soares Madeira Domingues (Ipec/Fiocruz), com Marcos Augusto Bastos Dias (IFF/Fiocruz); Marcos Nakamura-Pereira, Ana Paula Esteves Pereira, Arthur Orlando Correa Schilithz e Maria do Carmo Leal (ENSP/Fiocruz); Jacqueline Alves Torres (ANS); e Eleonora d'Orsi (UFSC) descreve os fatores referidos para a preferência pelo tipo de parto no início da gestação e reconstruir o processo de decisão pelo tipo de parto no Brasil. Foram analisados dados de uma coorte de base hospitalar nacional com 23.940 puérperas, realizada em 2011-2012.

O artigo Fatores associados à cesariana entre primíparas adolescentes no Brasil, 2011-2012 de Silvana Granado Nogueira da Gama, Elaine Fernandes Viellas, Arthur Orlando Corrêa Schilithz, Mariza Miranda Theme Filha, Márcia Lazaro de Carvalho e Maria do Carmo Leal (ENSP/Fiocruz), com Keila Rejane Oliveira Gomes (UFPI) e Maria Conceição Oliveira Costa (UEFS) traz os fatores associados à realização de cesariana em primíparas adolescentes no Brasil, utilizando-se dados de pesquisa nacional de base hospitalar realizada entre 2011 e 2012. As informações foram obtidas por meio de entrevista com a puérpera durante a internação hospitalar.

Em Práticas de atenção hospitalar ao recém-nascido saudável no Brasil, Maria Elisabeth Lopes Moreira (IFF/Fiocruz); Silvana Granado Nogueira da Gama, Ana Paula Esteves Pereira e Maria do Carmo Leal (ENSP/Fiocruz); Antonio Augusto Moura da Silva (UFMA); Sônia Lansky (SMSBH/MG); Rossiclei de Souza Pinheiro (UFAM); e Annelise de Carvalho Gonçalves (UFRGS) avaliaram o cuidado ao recém-nascido saudável a termo e identificaram variações nesse cuidado no atendimento ao parto e na primeira hora de vida, utilizou a base de dados da pesquisa Nascer no Brasil.

O artigo Incidência do near miss materno no parto e pós-parto hospitalar: dados da pesquisa Nascer no Brasil de Marcos Augusto Bastos Dias e Marcos Nakamura-Pereira (IFF/Fiocruz); Rosa Maria Soares Madeira Domingues (Ipec/Fiocruz); Arthur Orlando Corrêa Schilithz, Mariza Miranda Theme Filha, Silvana Granado Nogueira da Gama e Maria do Carmo Leal (ENSP/Fiocruz); Carmen Simone Grilo Diniz (USP); Ione Rodrigues Brum (UFAM); e Alaerte Leandro Martins (SES-PR), avaliou os dados sobre a incidência do near miss materno, identificados segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde, na pesquisa Nascer no Brasil. O estudo foi realizado entre fevereiro/2011 e outubro/2012 e os resultados apresentados são estimativas para a população estudada (2.337.476 partos), baseados na amostra de 23.894 puérperas entrevistadas.

Antônio Augusto Moura da Silva e Zeni Carvalho Lamy (UFMA); Álvaro Jorge Madeiro Leite (UFCE); Maria Elisabeth Lopes Moreira (IFF/Fiocruz); Ricardo Queiroz Gurgel (UFSE); Antonio José Ledo Alves da Cunha (UFRJ); e Maria do Carmo Leal (ENSP/Fiocruz) construíram em Morbidade neonatal near miss na pesquisa Nascer no Brasil, a partir dos dados coletados na Nascer no Brasil, um indicador de morbidade neonatal near miss. A morbidade neonatal near miss é considerada um evento mórbido que quase resultou na morte do recém-nascido nos primeiros 28 dias de vida.

Pesquisa Nascer no Brasil: perfil da mortalidade neonatal e avaliação da assistência à gestante e ao recém-nascido
, de Sônia Lansky (SMSBH/MG); Amélia Augusta de Lima Friche (UFMG); Antônio Augusto Moura da Silva (UFMA); Deise Campos (FHEMIG); Sonia Duarte de Azevedo Bittencourt e Márcia Lazaro de Carvalho (ENSP/Fiocruz); Paulo Germano de Frias (IMIP); Rejane Silva Cavalcante (UEPA); e Antonio José Ledo Alves da Cunha (UFRJ) apresenta um estudo de coorte sobre a mortalidade neonatal na pesquisa Nascer no Brasil, com entrevista e avaliação de prontuários de 23.940 puérperas entre fevereiro de 2011 e outubro de 2012.

No artigo Estrutura das maternidades: aspectos relevantes para a qualidade da atenção ao parto e nascimento, de Sonia Duarte de Azevedo Bittencourt, Lenice Gnocchi da Costa Reis, Patrícia Lima Rodrigues e Maria do Carmo Leal (ENSP/Fiocruz); Márcia Melo Ramos (SMSRJ); Daphne Rattner (UnB); Dilma Costa Oliveira Neves (Cesupa); e Sandra Lúcia Arantes (UFMS), foram avaliados aspectos da estrutura de uma amostra de maternidades do Brasil, tendo como referências as normas do Ministério da Saúde e englobou: localização geográfica, volume de partos, existência de UTI, atividade de ensino, qualificação de recursos humanos, disponibilidade de equipamentos e medicamentos.

Por fim, Cesariana e resultados neonatais em hospitais privados no Brasil: estudo comparativo de dois diferentes modelos de atenção perinatal, de Jacqueline Alves Torres (ANS e ENSP/Fiocruz); Rosa Maria Soares Madeira Domingues (Ipec/Fiocruz); Jane Sandall (King’s College London); Zulmira Hartz (Universidade Nova de Lisboa); e Silvana Granado Nogueira da Gama, Mariza Miranda Theme Filha, Arthur Orlando Correa Schilithz e Maria do Carmo Leal (ENSP/Fiocruz), ojetiva-se comparar a prevalência de cesariana e desfechos neonatais de dois modelos de atenção ao parto em hospitais privados brasileiros, utilizando-se dados do estudo Nascer no Brasil, coorte de base hospitalar realizada nos anos 2011/2012.

A íntegra do Cadernos de Saúde Pública, volume 30, suplemento 1, pode ser acessada aqui.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: CSP lança especial sobre Nascer no Brasil