Busca do site
menu

Edital estimula crescimento sustentável e bem-estar social em países emergentes

ícone facebook
Publicado em:22/09/2014
Foi lançada a nova chamada entre o Reino Unido e a Faperj, que se uniu ao Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e às UK Academies (compostas pela Royal Society, a British Academy, a Academy of Medical Sciences e a Royal Academy of Engineering), no escopo do Fundo Newton – uma iniciativa do governo britânico para estimular o crescimento sustentável e o bem-estar social em países emergentes, como o Brasil, por meio da pesquisa e da inovação. Esse edital possui o objetivo de apoiar a vinda de pesquisadores do Reino Unido (UK) ao Brasil por até três meses, com o objetivo de desenvolver e fortalecer seus grupos e/ou redes de pesquisa. A UK Academies também lançou uma chamada com intuito de apoiar a mobilidade de pesquisadores brasileiros ao Reino Unido.

Além disso, sênior e jovens pesquisadores das áreas de ciências naturais (incluindo engenharias), ciências médicas (incluindo pesquisa clínica ou orientada ao paciente), ciências sociais e humanidades são elegíveis para enviarem propostas ao edital. Esses pesquisadores do Reino Unido devem possuir atividades de pesquisa com pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa nos estados brasileiros, cujas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) informaram o interesse em participar desta atividade.

O prazo para inscrições das propostas em inglês termina em 22 de outubro. Serão aceitas nesta primeira rodada de seleção inscrições em duas modalidades de apoio: bolsas (fellowships) e mobilidade de pesquisa (research mobility). Na primeira modalidade, serão oferecidos apoios financeiros que viabilizem a pesquisadores britânicos passar de seis a 36 meses no Brasil, para desenvolver estudos capazes de se transformar em ações inovadoras.

A segunda modalidade de apoio, também direcionada para pesquisadores residentes no Reino Unido, foi criada para financiar pesquisas conjuntas a serem realizadas no Brasil, em períodos que podem variar de sete dias a três meses. Todos os candidatos devem ter coproponentes no Brasil e títulos de doutor. Quem tiver terminado o doutorado entre dois e sete anos atrás, pode se candidatar como Pesquisador Jovem; os que concluíram o doutorado há mais de sete anos, por sua vez, poderão concorrer como pesquisadores seniores.
 
Trata-se da segunda modalidade disponibilizada para a comunidade científica brasileira pelas FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). A primeira é decorrente do edital RCUK, ainda aberto para receber propostas. Uma terceira oportunidade será oferecida em breve, para realização de workshops na modalidade Research Links do Conselho Britânico.
 
As inscrições podem ser feitas por meio do site http://confap.org.br, na página reservada ao Fundo Newton. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o pesquisador candidato deve enviá-lo para o e-mail da Faperj: fundonewton-faperj2014@faperj.br . Dúvidas podem ser encaminhadas para duvidasfundonewton-faperj2014@faperj.br.

Sobre o Fundo Newton

Lançado no Brasil pelo Ministro das Finanças do Reino Unido, George Osbourne, em abril de 2014, o Fundo Newton vai investir £9 milhões (mais de R$ 34 milhões) por ano em projetos de intercâmbio entre pesquisadores britânicos e brasileiros, durante três anos. O montante distribuído pelo fundo globalmente em até cinco anos será de £375 milhões (cerca de R$ 1,4 bilhão). O fundo é uma iniciativa de Assistência Oficial para Desenvolvimento do Reino Unido (Official Development Assistance).

Confira a íntegra do edital Fundo Newton
 

Fonte: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)
Seções Relacionadas:
Editais

Nenhum comentário para: Edital estimula crescimento sustentável e bem-estar social em países emergentes