Busca do site
menu

Saúde do Trabalhador: ENSP forma mais de 400 alunos

ícone facebook
Publicado em:22/09/2014
Como parte das atividades de formatura do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, entre os dias 24 e 25 de setembro, será realizado o primeiro Seminário de Avaliação e Acompanhamento dos Cursos de Saúde do Trabalhador na modalidade a distância dos municípios de São Paulo. Coordenado pela pesquisadora do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Rita Mattos, o curso visa formar profissionais em Saúde do Trabalhador para apoiar a implementação das ações de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde, com ênfase na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). Desenvolvido em 16 municípios do Estado de São Paulo, ao todo formará cerca de 450 especialistas em Saúde do Trabalhador.

Saúde do Trabalhador: ENSP forma mais de 400 alunos

O objetivo do seminário é apresentar os trabalhos de conclusão de curso (TCC) desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso. Para isso, foram escolhidos três temas centrais de discussão, sendo eles: Vigilância em Saúde do Trabalhador; Avaliação do perfil produtivo dos municípios; e Reabilitação dos trabalhadores, com foco na prevenção da incapacidade prolongada. Cada tema contará com a apresentação oral de quatro trabalhos de conclusão de curso, além de presença do orientador de aprendizado de alguns municípios nos quais o curso foi ofertado. As apresentações acontecerão também em formato de pôster. Ao todo 31 trabalhos de alunos serão expostos entre os dois dias de evento. A exposição de pôsteres ocorrerá das 11h30 às 12h30 em ambos os dias.

A abertura do evento está marcada para as 9 horas e contará com a participação da coordenadora do curso, Rita Mattos, e de pesquisadores do Cesteh/ENSP; da representante da Divisão de Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Simone Alves do Santos; além do coordenador da Coordenação Geral em Saúde do Trabalhador do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Jorge Machado. Na palestra de abertura do seminário será abordado o Panorama da Saúde do Trabalhador no Contexto da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador.

O primeiro tema a ser apresentado será a Vigilância em Saúde do Trabalhador e contará com a exposição do pesquisador do Cesteh e do Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (DHIS/ENSP), Luis Carlos Fadel de Vasconcelos. Em seguida ocorrerá a apresentação de quatro TCC’s relacionados ao tema. Na manhã do dia 25 de setembro a Avaliação do perfil produtivo dos municípios será o tema em debate. A palestra será ministrada pelo orientador de aprendizagem do município de Presidente Prudente, Raul Borges Guimarães, e posteriormente os alunos apresentaram seus trabalhos. Além disso, o orientador de aprendizagem do município de Osasco, Vilton Raile, fará um relato sobre o processo de construção dos trabalhos de conclusão de curso do município.

O terceiro e último tema em questão será a Reabilitação dos trabalhadores, com foco na prevenção da incapacidade prolongada. O tema será exposto pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Monica Angelim Gomes de Lima, seguido da apresentação dos alunos. A última atividade prevista para o seminário é a apresentação do Programa de Formação e Qualificação em Saúde, Trabalho e Ambiente, proferida pela coordenadora nacional do curso, Rita Mattos. O Programa será apresentado também durante o 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (Sibsa) que ocorrerá de 19 a 22 de outubro em Belo Horizonte – Minas Gerais.

Sobre o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana nos municípios de São Paulo

Uma das atribuições da Política Nacional de Saúde do Trabalhador é promover a formação e a capacitação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A Escola Nacional de Saúde Pública, como parte integrante da iniciativa, vem atuando na qualificação dos profissionais do SUS, em diversas regiões do país, com a Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGESAT/SVS). Entre as regiões de atuação está o Estado de São Paulo. O curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, no acordo do Estado de São Paulo, foi oferecido a 16 municípios, sendo eles: Mauá; Araraquara; Itapeva; Indaiatuba; Marília; Franca; São João da Boa Vista; Jundiaí; Bauru; Ribeirão Preto; Bebedouro; Franco da Rocha; Osasco; Presidente Prudente; Sorocaba; e Cruzeiro.

Segundo a coordenadora do curso, o projeto é de extrema importância, pois se trata do primeiro realizado em nível Estadual, resultando em novos especialistas em Saúde do Trabalhador. “Esse curso vem reforçar uma política pública de formação e fortalecimento da Renast. Na época do convênio, o gestor de São Paulo, Francisco Drummond Marcondes de Moura, entendeu que não haveria outra maneira de capacitar os profissionais senão por um macroprojeto como este curso a distância. Hoje estamos formando cerca de 450 especialistas, um número bastante exitoso para um curso a distância”, destacou Rita Mattos.

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Saúde do Trabalhador: ENSP forma mais de 400 alunos