Busca do site
menu

Livro trata relação entre políticas públicas e urbanidades

ícone facebook
Publicado em:19/09/2014
 
Livro trata relação entre políticas públicas e urbanidadesComo se transforma a ação individual e/ou coletiva na investigação, metodologia e difusão do conhecimento sobre política e por mediação tecnológica? Essa é a indagação que norteia o início do recém-lançado livro Políticas Públicas: interações e urbanidades, organizado com a participação da pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Patrícia Ribeiro. A publicação é um produto da Rede de Políticas Públicas (RPP) – grupo formado por pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa, de diferentes campos disciplinares em torno do projeto Núcleo de Políticas Públicas do Rio de Janeiro -, do qual Patrícia faz parte. 
 
O livro é fruto do Seminário Políticas Públicas: Interações e Urbanidade, promovido pela RPP, em 2011, que foi estruturado em torno de problemáticas que emergem das novas possibilidades de interação entre Estado e Sociedade no urbano, no contexto atual de decisiva presença das tecnologias da informação e comunicação e de redefinição das identidades e ações coletivas que ‘(re)territorializam’ os diferentes espaços. 
 
As discussões que geraram a publicação visavam uma aproximação maior entre as iniciativas encaminhadas pelos diferentes grupos de pesquisa associados à rede, os profissionais em exercício nos espaços de gestão pública e os movimentos da sociedade que buscam soluções para problemas cotidianos da cidade. A expectativa do grupo era fomentar um diálogo produtivo entre esses segmentos para a atualização do debate sobre os dilemas e saídas possíveis para enfrentar os problemas sociais que perduram no país.  
 
Além de Patrícia, são organizadores da publicação, a pesquisadora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Cláudia Maria Lima Werner e o professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Floriano José Godinho de Oliveira. Ao todo, o livro traz 17 artigos. Patrícia é autora de Projetos sociais em contexto de violência: silêncios em rede, em que ela aborda as principais questões de se trabalhar em uma comunidade em que se tem a presença de grupos armados.
 

Livro trata relação entre políticas públicas e urbanidades

Patrícia foi convidada a integrar essa Rede quando se aproximou de Tamara a partir de uma banca de avaliação de defesas de alunos orientados por Patrícia no curso de Mestrado Profissional em Gestão da Informação e Comunicação em Saúde da ENSP, turma de 2008, cujas defesas foram realizadas no final do ano de 2009. Desde então, a pesquisadora da Escola integra a RPP. 
A Rede resulta da associação de laboratórios de pesquisa dedicados à investigação de políticas públicas e a análise das transformações que ocorrem no espaço, no contexto da sociedade mediada por tecnologia de Informação e Comunicação (TICs). Ela propõe uma reflexão alternativa, pois considera a ação como categoria central da política. De acordo com Patrícia, são as relações que se estabelecem entre políticas públicas e espaço, e a análise das transformações delas decorrentes que mobilizam a nossa Rede. Sua coordenação está a cargo de Tamara Maria Cohen Egler, que também é responsável pelo Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ). 
 
O projeto Núcleo de Políticas Públicas do Rio de Janeiro foi desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Pronex-Faperj). Esta publicação é a segunda assinada pela Rede. A primeira delas intitula-se Política Pública, tecnologia e território. Ambos os livros foram publicados pela Letra Capital Editora.

Seções Relacionadas:
Artigos Divulgação Científica Pesquisa

Nenhum comentário para: Livro trata relação entre políticas públicas e urbanidades