Busca do site
menu

ONU: Desastres naturais foram responsáveis por 22 milhões de deslocadas em 2013

ícone facebook
Publicado em:19/09/2014
ONU: Desastres naturais foram responsáveis por 22 milhões de deslocadas em 2013Lançado na quinta-feira (17/9), o novo relatório apoiado pelas Nações Unidas revela que 22 milhões de pessoas em todo o mundo foram deslocadas em 2013 – quase três vezes maior do que por conflitos no mesmo ano. Esses deslocamentos foram decorrentes de desastres naturais provocados em grande parte por terremotos ou eventos climáticos.O relatório Estimativas Globais 2014: pessoas deslocadas por desastres, realizado pelo Centro de Monitoramento de Deslocados Internos do Conselho Norueguês de Refugiados (CMDI), mostra que o risco de deslocamento devido a desastres mais do que dobrou nos últimos 40 anos, em grande parte graças ao crescimento e a concentração das populações urbanas, especialmente nos países mais vulneráveis.

“Esta tendência de crescimento continuará na medida em que mais pessoas vivem e trabalham em áreas propensas. Espera-se que no futuro a situação seja agravada devido aos impactos das mudanças climáticas”, disse Jan Egeland, secretário-geral do CMDI, em conferência realizada na sede da organização.

Ao lado de Engeland no lançamento do relatório, o secretário-geral adjunto da ONU, Jan Eliasson disse que o documento é “extremamente oportuno”, uma vez que destaca a necessidade de sistemas de alerta e evacuação de emergência no mundo que atualmente convive com o crescimento desses desastres naturais.

Mais de 85% de desastres nos países em desenvolvimento

“O número de pessoas que precisa de assistência humanitária e o custo de ajudá-los está subindo rapidamente. Precisamos mudar o foco para prevenção, em estreita cooperação com os parceiros nacionais”, disse Eliasson.

De acordo com o relatório, os países ricos e pobres são afetados, embora os países em desenvolvimento representem mais de 85% do número total deslocamentos. Como em anos anteriores, a região com mais incidência foi a Ásia, com um registro de 87% do número total de deslocados, o que representa 19 milhões de pessoas afetadas.

A população dos países mais desenvolvidos também está exposta a esses perigos, sendo responsável por alguns dos maiores deslocamentos do mundo. O tufão Man-yi no Japão deslocou 260 mil pessoas e os tornados no estado de Oklahoma afetaram mais de 218 mil nos Estados Unidos.

Em um momento em que o mundo se prepara para consolidar uma agenda de desenvolvimento pós-2015, haverá também a oportunidade de incluir nas negociações as necessidades e desafios das pessoas deslocadas internamente.
 
“Enquanto nos preparamos para a cúpula do clima na próxima semana, vemos o impacto e os resultados devastadores dos desastres e deslocamentos de massa. Fica claro a necessidade de uma ação forte e decisiva para combater as ameaças das mudanças climáticas”, disse Eliasson. 

Fonte: ONU Brasil
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: ONU: Desastres naturais foram responsáveis por 22 milhões de deslocadas em 2013