Busca do site
menu

Palestra discute desafios da implementação do SUS

ícone facebook
Publicado em:17/09/2014

* Irlan Peçanha

Palestra discute desafios da implementação do SUSCom o tema Princípios e aspectos político-institucionais do Sistema Único de Saúde, a pesquisadora da ENSP Luciana Dias de Lima, ministrou palestra no Centro de Referência Prof. Hélio Fraga para os alunos do curso de especialização em Pneumologia Sanitária. A atividade abordou as principais mudanças institucionais do Estado e da política de saúde expressas na Constituição Federal de 1988. Além disso, enfatizou os avanços e dificuldades do SUS tendo em vista fatores relacionados ao contexto dos anos 1990 e 2000.

De acordo com a pesquisadora, que integra o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola, a Constituição Federal de 1988 traduz conquistas do movimento social das décadas de 1970 e 1980. O texto constitucional expressa mudanças importantes na ordem normativo-social da nação, na estrutura e regras de funcionamento do Estado e das políticas públicas. Entre as principais alterações do Estado, destacam-se a afirmação do seu papel ativo na garantia de direitos coletivos, a ampliação dos mecanismos democráticos de participação direta da sociedade, a busca de maior equilíbrio entre os Poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário), a incorporação de novas atribuições para o Ministério Público, e a adoção de um novo arranjo federativo e tributário.

Do ponto de vista das políticas públicas, explicitam-se os princípios da seguridade social em que os direitos sociais relativos à saúde, previdência e assistência social são atribuídos para todos os cidadãos. No caso da saúde, sua afirmação como “direito de todos e dever do Estado” sugere o rompimento com a lógica meritocrática e particularista sobre a qual o sistema de saúde se estruturou ao longo de várias décadas.

Entretanto, existem obstáculos à consolidação das mudanças propostas na Constituição de 1988. Segundo Luciana, nessas duas últimas décadas, a política de saúde expressa as tensões geradas pelo contexto adverso - em que se apresentam fatores de ordem histórico-estrutural, político-institucional e conjuntural -, sendo observados tanto avanços como dificuldades em diversos âmbitos estratégicos para a implementação do SUS.

As tensões são expressivas no que tange às restrições impostas pela política econômica que visa à estabilidade monetária e a necessidade de contenção de gastos, enquanto o “projeto SUS” necessita de provisão de tecnologias e insumos, expansão do aparato Estatal e financiamento público expressivo. Em relação à Seguridade Social, as dificuldades se apresentam na conformação de um modelo integrado, embasado nas necessidades da sociedade, e suficientemente forte para impedir os sucessivos desvios de recursos de seu orçamento para outras finalidades de gasto.

Palestra discute desafios da implementação do SUSLuciana apresentou, ainda, um balanço da implementação do SUS considerando alguns aspectos-chave, incluindo o financiamento, as relações intergovernamentais, a participação da sociedade, as relações público-privadas, a organização da atenção à saúde, a provisão de insumos, e a formação e gestão de recursos humanos.

Por fim, a pesquisadora indicou quatro principais desafios que se apresentam para o avanço do SUS na atualidade: lutar pela consolidação de um sistema de proteção social universalista e abrangente, integrado a um modelo de desenvolvimento que priorize a questão social; superar as distorções histórico-estruturais e político-institucionais do sistema de saúde brasileiro; ampliar a base social de apoio ao SUS; assegurar o direito de todos os cidadãos à saúde, articulando padrões nacionais com respeito à diversidade regional e superando desigualdades injustas (entre regiões e grupos da população).

A palestra Princípios e aspectos político-institucionais do Sistema Único de Saúde ocorreu no dia 20 de agosto.


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Palestra discute desafios da implementação do SUS