Busca do site
menu

Vencedor do Nobel de Química ministrará palestra na Fiocruz

ícone facebook
Publicado em:17/09/2014

Vencedor do Nobel de Química ministrará palestra na FiocruzO vencedor do Nobel de Química Martin Chalfie, vai ministrar palestra na Fiocruz, em 26 de setembro. Durante o encontro, Chalfie vai falar sobre a descoberta que lhe rendeu uma das premiações mais renomadas da comunidade científica: o uso da proteína verde fluorescente (GFP) como marcador biológico, uma ferramenta importante no estudo de doenças como o câncer e o mal de Alzheimer. A iniciativa de convidar o laureado para visitar o país é fruto de uma parceria entre a biofarmacêutica AstraZeneca e a empresa Nobel Media AB.

Todo o processo de estudo e descoberta será discutido nas apresentações que Chalfie fará a pesquisadores e estudantes, abordando também como o progresso científico ocorre: por meio de descobertas acidentais, análise de hipóteses, riscos e os esforços conjuntos de várias pessoas. A palestra é parte do Nobel Prize Inspiration Initiative (NPII), um programa global que leva premiados pelo Nobel para universidades e centros de pesquisa a fim de inspirar e envolver jovens cientistas, a comunidade científica e o público. "Estou muito contente em participar do próximo evento do Nobel Prize Inspiration Initiative no Brasil. Estou ansioso para conhecer jovens cientistas do Rio e em Brasília e aprender mais sobre as pesquisas que estão sendo realizadas em instituições renomadas do país. Espero que minha história possa ajudar a inspirar a próxima geração de ganhadores do Prêmio Nobel", afirma Chalfie.

O pesquisador em biologia molecular e diretor do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz), Samuel Goldenberg, lembra que, graças à sua atenção e perspicácia, Chalfie percebeu, nos estudos sobre a biolumenescência da proteína verde de cnidário (água viva), a ferramenta que necessitava como sinalizador para seus estudos de diferenciação celular no verme Caenorhabditis elegans, abrindo novas portas para os mais variados estudos em biologia moderna, envolvendo câncer, desenvolvimento de drogas e doenças neurodegenerativas. "A oportunidade de termos uma conferência de um grande cientista deve ser celebrada e este é o caso de Chalfie. Esta premiação demonstrou a importância da multidisciplinaridade e como a pesquisa básica leva a aplicações relevantes”, destaca.

“A parceria da AstraZeneca com o Nobel Media reforça o nosso compromisso em ser uma biofarmacêutica de liderança científica, um dos valores-chave da empresa. Outro exemplo recente deste compromisso da AstraZeneca com a ciência no Brasil foi a abertura de 30 vagas de pós-docs em suas unidades de biológicos no exterior pelo Programa Ciência sem Fronteiras”, afirma o presidente da AstraZeneca Brasil, Eduardo Recoder. “Nosso foco é transformar a pesquisa científica em medicamentos inovadores, eficazes e que façam a diferença para os profissionais da saúde e pacientes. Por isso, temos um grande interesse em aumentar o intercâmbio de conhecimentos sobre como descobertas médicas ocorrem, além de inspirar a futura geração de cientistas para trazerem tratamentos ainda melhores. A parceria com o Nobel Media e a visita de Chalfie ao Brasil retrata esse nosso objetivo”, completa.

Ivan Camargo, reitor da Universidade de Brasília (UnB), também comenta a vinda do laureado ao Brasil, que vai ministrar palestra na universidade no dia 25/09. "A visita do professor Martin Chalfie se enquadra no compromisso da Universidade de Brasília de estar em sintonia com pesquisadores e projetos de relevância internacional. É uma honra e um privilégio poder proporcionar aos nossos jovens pesquisadores a possibilidade de estar em contato direto com um cientista da dimensão de Chalfie, uma das mentes mais brilhantes que hoje atuam na expansão das fronteiras do conhecimento”.

Martin Chalfie

O americano Martin Chalfie é professor da Universidade de Columbia e, antes de começar a atuar na Universidade, em 1982, completou seu Bacharelado e PhD na Universidade de Harvard e realizou sua pesquisa de pós-doutorado com Sydney Brenner no Laboratório de Biologia Molecular MRC em Cambridge, no Reino Unido. Ele usa o nematoide Caenorhabditis elegans para investigar o desenvolvimento e função de células nervosas, concentrando principalmente em genes usados em neurônios mecanosensoriais. Sua pesquisa está direcionada para responder duas questões biológicas bem diferentes: como diferentes tipos de células nervosas obtêm e mantêm suas características únicas? E como células sensoriais respondem a estímulos mecânicos?

Martin Chalfie foi premiado com o Prêmio Nobel de Química 2008, em conjunto com outros dois pesquisadores, pela descoberta e desenvolvimento da proteína verde fluorescente (GFP) como marcador biológico, importante ferramenta no estudo de doenças como câncer e mal de Alzheimer.

A AstraZeneca

AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição nas seguintes linhas terapêuticas: cardiovasculares, metabólicas, imunológicas, respiratórias, inflamação, oncologia, infecções e neurociência. A AstraZeneca opera em mais de 100 países, seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo.

O Nobel Prize Inspiration Initiative e Nobel Media AB

O Nobel Prize Inspiration Initiative (NPII) é um programa global que leva premiados pelo Nobel para universidades e centros de pesquisas a fim de inspirar e envolver jovens cientistas, a comunidade científica e o público em geral, compartilhando histórias inspiradoras sobre os Prêmios Nobel e as conquistas alcançadas com suas descobertas. Esta iniciativa é organizada pela Nobel Media AB, empresa que gerencia os direitos de mídia para o Prêmio Nobel.

Nobel Media® and Nobel Prize® são marcas registradas da Fundação Nobel. O Nobel Media não está diretamente ou indiretamente envolvido na indicação ou seleção de laureados Nobel. Esses procedimentos são estritamente confidenciais e regulados de forma independentemente pelas diferentes instituições do Prêmio Nobel.

Serviço
Palestra: Proteína verde fluorescente: iluminando vidas
Horário: das 14h às 15h30
Local: Tenda da Ciência - Fiocruz (campus Manguinhos)
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro


Fonte: CCS/Fiocruz
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Vencedor do Nobel de Química ministrará palestra na Fiocruz