Busca do site
menu

Seminário discute uso racional de medicamentos

ícone facebook
Publicado em:16/09/2014
Seminário discute uso racional de medicamentosNesta quarta-feira (17/9), um seminário organizado Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP discutirá o uso racional de medicamentos. O evento faz parte de um curso que está sendo ministrado durante toda a semana. Entre os temas em debate, estarão o papel do farmacêutico na atenção básica, descarte consciente e o acompanhamento farmacêutico em saúde mental.

O uso racional dos medicamentos é um tema de grande importância para a saúde coletiva. Na definição da Organização Mundial da Saúde, este uso se dá "...quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade" (Nairóbi, Quênia, 1985). Entre os obstáculos para a obtenção deste objetivo, estão a tentação da automedicação, os interesses da indústria farmacêutica e a falta de informação adequada.

Todos esses assuntos estão sendo discutidos ao longo da semana no curso Promoção do uso Racional de Medicamentos na Comunidade. O curso foi desenvolvido há dez anos pelo médico francês Benoit Merchand, que estará presente nos seminários aqui no Brasil. Os coordenadores do evento são os pesquisadores da Escola Vera Lúcia Luiza e  Rondineli Mendes da Silva, além de Nathália Cano Pereira, farmacêutica da Secretaria Muncipal de Saúde. Aberto a todos, o público alvo do curso são os alunos de pós-graduação da Fiocruz e profissionais que trabalham na atenção primária à saúde no Rio de Janeiro.

O seminário de amanhã começa às 8 horas, na sede do Observatório das Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OITICS-RIO). O endereço é Rua Evaristo da Veiga, 16, Centro, Rio de Janeiro. As inscrições para as 100 vagas disponíveis serão feitas no dia.


Nenhum comentário para: Seminário discute uso racional de medicamentos