Busca do site
menu

Controle do Tabaco é o tema do Sala de Convidados

ícone facebook
Publicado em:15/09/2014
Controle do Tabaco é o tema do Sala de ConvidadosNa terça-feira (16/9), às 11h, o Sala de Convidados debate, ao vivo, o 'Controle do Tabaco'. O programa vai discutir como está a luta contra o tabagismo no mundo e, em especial, no Brasil, e como andam as políticas públicas relacionadas ao tema. No último dia 29 de agosto foi celebrado o 'Dia Nacional de Combate ao Fumo', data criada em consonância com o 'Dia Mundial contra o Tabaco', que marca o 31 de maio. Apesar dos esforços de conscientização sobre os malefícios do hábito de fumar, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente sete brasileiros morrem a cada dia vítimas de doenças associadas à exposição à fumaça do cigarro.

No mundo, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de cinco milhões de pessoas morrem por ano por causa de doenças ocasionadas pelo tabaco. Para debater o tema, os convidados são: o pesquisador do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz, (Cetab/Ensp/Fiocruz), Marcelo Moreno; a enfermeira e consultora da Fundação do Câncer, Mariana Pinho; e a psicóloga e analista de programas de controle do câncer da Comissão Nacional da Implementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, Cristina de Abreu Perez.

A proibição da publicidade de cigarros, a regulamentação dos locais em que é permitido fumar e a obrigatoriedade das mensagens de alerta sobre os riscos do tabagismo nas embalagens são algumas das medidas tomadas para o controle do tabaco. Mas que efeito essas medidas têm surtido e onde é importante avançar para combater o tabagismo? Essas e outras questões estarão em debate nesta edição do Sala de Convidados. Não perca e participe!

Sobre o Sala de Convidados

É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.
 
Siga: https://twitter.com/canalsaude

Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.

Fonte: Canal Saúde
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Controle do Tabaco é o tema do Sala de Convidados