Busca do site
menu

FAO e a Associação Mundial de Rádios Comunitárias lançam consultas regionais virtuais

ícone facebook
Publicado em:15/09/2014
FAO e a Associação Mundial de Rádios Comunitárias lançam consultas regionais virtuaisUm crescente consenso mundial vem se formando a respeito da importância dos pequenos agricultores e agricultores familiares para reduzir a pobreza rural e garantir segurança alimentar para todos, alimentar o mundo e cuidar da terra. Agora, mais do que nunca, a comunicação e a mídia comunitárias são agentes de transformação social nas áreas rurais, facilitando o acesso a informações em tempo hábil para uma melhor produção agrícola e, sobretudo, estimulando a participação dos agricultores no processo de desenvolvimento rural.
 
Para ajudar a levar mais longe a voz dos agricultores, a Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc) estão conduzindo uma série de consultas regionais virtuais abertas à profissionais ligados ao desenvolvimento, de mídia comunitária, agências de desenvolvimento rural e também profissionais do setor privado. Os debates participativos ocorrerão até setembro, com foco em Comunicação para o Desenvolvimento, mídia comunitária e TICs para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural.
 
Os participantes são convidados a compartilhar suas perspectivas regionais, usando as plataformas Onda Rural, na América Latina, YenKasa África e ComDev Asia. As contribuições serão levadas para o Fórum sobre Comunicação para o Desenvolvimento e Mídia Comunitária para a Agricultura Familiar (FCCM), a ser realizado no contexto do Ano Internacional da Agricultura Familiar (Aiaf) em Roma, na Itália, nos dias 23 e 24 de outubro. O FCCM irá identificar oportunidades, opções de políticas e iniciativas estratégicas para promover serviços de comunicação rural em apoio à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural.
 
Como resultado desse processo consultivo, uma compilação será elaborada e apresentada no FCCM, sobre as necessidades e oportunidades relativas à integração de serviços de comunicação rural em políticas regionais de agricultura familiar e desenvolvimento rural. Além disso, será lançada uma consulta mundial sobre o tópico na plataforma E-agricultura, para debater e complementar os resultados das consultas regionais.
 
Incentivo aos Programas de Rádio Comunitário
 
A campanha sobre a contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural, iniciada em janeiro de 2014, recentemente assumiu um enfoque regional com a produção de quatro programas de áudio que concentram-se na contribuição dos agricultores familiares para a erradicação da fome, bem como no papel da mídia comunitária na promoção de transformações sociais. As rádios comunitárias agora podem acessar os programas em inglês, francês e espanhol, na seção sobre agricultura familiar das plataformas regionais da FAO-Amarc ComDev Asia, Onda Rural e YenKasa África. Todos os programas também podem ser encontrados no website principal da Amarc e na seção de áudio e vídeo do website do Aiaf.
 
Participe
 
A FAO e a Amarc desejam expandir a campanha de agricultura familiar no âmbito regional, estimulando a participação das rádios comunitárias com o compartilhamento de suas próprias séries de rádio, e dar voz às necessidades e aspirações futuras relativas à agricultura familiar em suas regiões. Saiba mais como participar.
 
Até o momento, a série de rádio atraiu a participação ativa de estações de rádio comunitárias da República Democrática do Congo, Camboja, Tunísia e Colômbia, dentre outras, tendo chegado a cerca de 10 milhões de ouvintes. As rádios transmitiram os quatro programas e depois fizeram mesas redondas e sessões de microfone aberto sobre eles. Os programas continuarão a ser transmitidos pela ampla rede de rádios comunitárias da Amarc, garantindo que agricultores de todas as regiões tenham excelentes plataformas para levar sua voz aos quatros cantos do mundo.

Fonte: ONU Brasil
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: FAO e a Associação Mundial de Rádios Comunitárias lançam consultas regionais virtuais