Busca do site
menu

PNUD lança concurso para reconhecer as melhores práticas de negócios inclusivos no Brasil

ícone facebook
Publicado em:12/09/2014
PNUD lança concurso para reconhecer as melhores práticas de negócios inclusivos no BrasilA trajetória de crescimento e de competitividade do mercado brasileiro só pode ser sustentável no longo prazo se tomadores de decisão no setor privado e na esfera das políticas públicas conseguirem lidar de maneira exitosa com a diminuição das desigualdades”, resumiu a oficial de programa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Jenny Karlsen, ao explicar a ideia inicial para a criação da Iniciativa Incluir. Esta plataforma de diálogo e de troca de conhecimentos permitirá que empresas, associações empresariais, acadêmicos e formuladores de políticas públicas se juntem e desenvolvam laços à favor das melhores práticas de inclusão por meio de seus negócios.
 
Em sua primeira ação, a Iniciativa pretende identificar os melhores exemplos de negócios empresariais inclusivos no Brasil, que forneçam bens, produtos, e serviços, de forma sustentável do ponto de vista financeiro, ambiental e social. Para isso, promove um concurso para que empresas interessadas inscrevam sua experiência, no período de 10 de setembro a 12 de outubro.

O objetivo do concurso é reconhecer os diversos modelos de negócios de sucesso no âmbito do desenvolvimento de métodos inovadores e financeiramente sustentáveis de inclusão das populações mais vulneráveis. Porém, ampliar esse modelo e replicá-lo em novos setores e mercados, e até mesmo em outros países, ainda é um desafio que a Iniciativa visa a atingir. Centros acadêmicos com profundo conhecimento do mundo empresarial e que já tenham identificado casos relevantes para esta Iniciativa também podem participar. No entanto, recomenda-se que tenham o consentimento da empresa analisada. As inscrições devem ser feitas pelo site da Iniciativa.

Os candidatos podem tratar de questões específicas, tais como, melhorar o acesso aos serviços básicos, ou integrar populações vulneráveis em suas cadeias de produção e/ou distribuição, ou até mesmo prover oportunidades de emprego a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Vinte casos serão selecionados, apresentados e reconhecidos nacional e internacionalmente, como soluções brasileiras replicáveis em outras empresas/setores no Brasil e em outros países, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e da agenda pós-2015.

Clique aqui e leia mais. 

Fonte: ONU Brasil
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: PNUD lança concurso para reconhecer as melhores práticas de negócios inclusivos no Brasil