Busca do site
menu

Ativistas de TB e Aids se reúnem com o Secretário Estadual de Saúde do RJ

ícone facebook
Publicado em:10/09/2014
Ativistas de TB e Aids se reúnem com o Secretário Estadual de Saúde do RJA reunião com o Secretário de Estado de Saúde, Marcos Musafir, articulada pelos Fóruns ONGs TB RJ, Fórum ONGs Aids RJ e Observatório Tuberculose Brasil/ENSP, com o objetivo de garantir o apoio do secretário no enfrentamento da tuberculose e da aids no estado ocorreu na terça-feira (9/9). O encontro também reforçou a pactuação feita entre o governo estadual, os governos municipais e a sociedade civil, que assumiram o compromisso da execução do Plano Estratégico de Tuberculose e Aids do estado, cujas diretrizes foram aprovadas na CIB de maio de 2013. A Fiocruz, por intermédio do Centro de Referência professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), fará o monitoramento externo desse Plano.
 
As diretrizes e os pactos assumidos estão disponíveis nas apresentações, disponíveis aqui
 
Entre os temas debatidos na reunião estiveram: a situação da tuberculose e da aids no estado do Rio de Janeiro, apoio político a causa TB/HIV/Aids no estado; Plano de Comunicação TB/Aids; gestão e cronograma de funcionamento dos hospitais Santa Maria e Ari Parreiras; Centros de Referências Aids e Tuberculose (coinfecção TB/HIV; TB/MR); mecanismos de monitoramento e avaliação das metas/indicadores do plano pactuado pela SES/RJ com os 32 municípios; sustentabilidade das ações desenvolvidas pelas OSC; serviços de Aids do Hospital São Francisco.
 
Ao final do encontro, o secretário Musafir empenhou seu apoio pessoal e de todo o staff da SES no andamento dos processos políticos, técnicos e financeiros envolvidos na pactuação e garantiu prioridade no enfrentamento das duas patologias no estado.
 
Estiveram presentes à reunião: Marcos Musafir (Secretário Estadual de Saúde), Carlos Basilia (Observatório Tuberculose Brasil/ENSP); Roberto Pereira (Fórum ONGs TB RJ); Inácio Queiroz (Pela Vidda/Niterói); Marcio Villard (Pela Vidda/Rio); Alexandre Chieppe (Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental SES/RJ); Rachel Rivello (assessora da subsecretária de Vigilância em Saúde Hellen Miyamoto).

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Ativistas de TB e Aids se reúnem com o Secretário Estadual de Saúde do RJ