Busca do site
menu

A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio, revela novo estudo da OMS

ícone facebook
Publicado em:10/09/2014
Mais de 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano: uma pessoa a cada 40 segundos. A informação faz parte do relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), intitulado Prevenindo o suicídio – Um imperativo global.
 
A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio, revela novo estudo da OMS“Este relatório é um apelo à ação para resolver um grande problema de saúde pública que tem sido tratado como tabu por muito tempo”, disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. O documento, que demorou 10 anos para ser compilado e é o primeiro que aborda este tema, afirma que os métodos mais comuns de suicídio são ingestão de pesticidas, enforcamento e armas de fogo. Dados coletados em diversos países sugerem que a limitação no acesso a estes materiais pode ajudar na diminuição de mortes por suicídio.
 
O relatório também diz que suicídios ocorrem em todas as faixas etárias, porém, globalmente, as taxas são mais altas entre pessoas com mais de 70 anos. Em alguns países, entretanto, esta taxa é mais alta entre os jovens, já que o suicídio é a segunda causa mundial de morte entre pessoas com idades entre 15 e 29 anos.
Em geral, aponta o relatório, mais homens morrem por suicídio do que mulheres: nos países mais ricos, a taxa de homens que se suicidam é três vezes maior do que a das mulheres. Cerca de 75% dos suicídios ocorrem em países de renda baixa ou média.
Prevenindo o suicídio – Um imperativo global, tem por objetivo chamar a atenção para este grave problema de saúde pública e apresenta diversas orientações para evitar o aumento das taxas de suicídio mundialmente.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio, revela novo estudo da OMS