Busca do site
menu

Abrasco completa 35 anos e lança agência acreditadora de cursos

ícone facebook
Publicado em:02/09/2014
Abrasco completa 35 anos e lança agência acreditadora de cursosEm 27 de setembro de 1979, em Assembleia realizada na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opass/OMS), em Brasília, foi fundada a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). Após 35 anos, a Abrasco - agora intitulada Associação Brasileira de Saúde Coletiva -, voltará ao local de sua fundação para celebrar sua história de compromisso científico e político com a saúde coletiva brasileira e internacional. O encontro está marcado para o dia 23 de setembro, na sede da Opas/OMS, em Brasília. Na ocasião, também acontecerá o lançamento da Agência de Acreditação Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação lato Sensu de Saúde Pública/Coletiva. Para participar do evento é necessário fazer inscrição. As vagas são limitadas e devem ser feitas até o dia 18 de setembro.
 
Segundo o presidente da Abrasco, Luis Eugenio Portela, estas foram décadas de muita história e luta. “O campo da Saúde Coletiva cresceu significativamente nesses 35 anos do ponto de vista da produção de conhecimento, da formação de professores, pesquisadores, técnicos e trabalhadores da saúde que atuam nas diversas áreas tanto na academia quanto nos serviços. A Abrasco tem tido também uma forte atuação política, garantindo que o direito à saúde tenha sido escrito na Constituição - a participação da Abrasco na 8ª Conferência e no processo constituinte foi destacada – e até hoje, 35 anos depois, lutando pelo financiamento adequado no SUS por uma gestão de caráter público, eficiente e pela igualdade de acesso à saúde para todos os brasileiros. Enfim, a Abrasco é hoje um patrimônio da sociedade brasileira e espero que continue assim por muito tempo’ analisou Luiz Eugenio, festejando. 
 
Considerando a importância da construção dessa história, a Abrasco vai realizar um momento comemorativo dos seus 35 anos para refletir, coletivamente, sobre a trajetória da Associação até aqui e sobre suas perspectivas futuras. Além do lançamento da Agência de Acreditação Pedagógica, a programação conta com a mesa-redonda Desafios para a próxima década, a qual será conduzida pelo secretário executivo da Abrasco, Carlos Silva, e terá a participação de onze ex-presidentes da Associação. O dia comemorativo será encerrado com a palestra Abrasco: uma instituição que ajuda a mudar o Brasil, que será proferida pelo ex-presidente da Fiocruz e atual coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fundação (Cris/Fiocruz), Paulo Buss. 
 
Para se inscrever no evento, até o dia 18 de setembro, os interessados devem acessar o site exclusivo do evento: http://www.abrascoeventos.org.br/35anos/. A programação completa também está disponível nesse endereço. 
 
A sede da Opas/OMS fica localizada no setor de Embaixadas Norte, Lote 19, em Brasília.

Seções Relacionadas:
Reforma Sanitária

Nenhum comentário para: Abrasco completa 35 anos e lança agência acreditadora de cursos