Busca do site
menu

Escola fortalece cooperação com instituição chilena

ícone facebook
Publicado em:01/09/2014
*Por Alex Bicca
 
Escola fortalece cooperação com instituição chilenaCom o objetivo de discutir projetos e ações de cooperação e planejar a realização do III Encontro da Rede de Escolas de Saúde Pública da UNASUL (RESP/UNASUR) foi realizado um encontro, entre os dias 27 e 28 de agosto, em Santiago (Chile), com representantes das Direções da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e da Escola de Saúde Pública Dr. Salvador Allende/Universidad de Chile (ESP/UChile). Para esta cooperação bilateral, as respectivas Direções se comprometeram a promover e estimular pesquisas entre grupos e profissionais das instituições; desenvolver um programa de formação em Saúde Pública para a região, incluindo cursos de qualificação profissional e a possibilidade de um mestrado conjunto em Saúde Pública; e promover o intercâmbio docente, com ativa participação de profissionais de ambas as Escolas em cursos ofertados pela ENSP e pela ESP/UChile no Brasil e no Chile.

Participaram do encontro o diretor da ENSP, Hermano Castro; o vice diretor da Escola de Governo e responsável pela cooperação internacional da ENSP, Frederico Peres; o assessor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (CRIS/Fiocruz), Sebástian Tobar; o diretor da ESP/UChile, Óscar Arteaga; o coordenador de Relações Internacionais da ESP/UChile, Leonel Valdivia; o chefe do Departamento de Desenvolvimento Estratégico do Ministério da Saúde do Chile, Alex Alarcón; além de oito coordenadores dos diferentes programas de pós-graduação da universidade chilena.

Escola fortalece cooperação com instituição chilena
 
Como metas de curto prazo, ficaram acordadas a visita de uma delegação acadêmica da ESP/UChile a ENSP - em 2014 ou no início de 2015 - e a participação de docentes da ENSP nos cursos de verão da ESP/UChile em janeiro de 2015. Em relação à organização do III Encontro da RESP/UNASUR, a ESP/UChile, o Ministério da Saúde chileno ratificou a oferta de sediar esse encontro em Santiago, Chile, apontando como data provável a semana de 8 a 12 de dezembro de 2014.

Uma Comissão Organizadora composta por profissionais das duas instituições será definida nos próximos dias, dando início à organização do programa do evento. Além da participação dos representantes dos 12 países membros da UNASUL na RESP, serão estimuladas também representações de outras escolas e centros formadores em Saúde Pública da região, visando a construção de uma grande Rede Sul-Americana de Escolas de Saúde Pública, tendo a RESP como eixo organizador.

Nesse Encontro, deverão ser discutidos tópicos relacionados à institucionalização da RESP (a serem trabalhados entre os membros dessa REd) e também outros relacionados aos desafios da formação em Saúde Pública na região, que deverão orientar a construção de um Plano Estratégico da RESP para os próximos anos.

*Alex Bicca é jornalista da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública
*Crédito fotos: Alex Bicca

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Escola fortalece cooperação com instituição chilena