Busca do site
menu

Faperj lança edital com instituição alemã DFG

ícone facebook
Publicado em:16/09/2014
Investindo em seu processo de internacionalização, a Faperj lançou edital conjunto com a instituição alemã Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG). Como os demais programas com parceiros estrangeiros, o objetivo é promover projetos conjuntos de pesquisa e fomentar a mobilidade de pesquisadores no âmbito do Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre a Faperj a DFG.

Poderão ser submetidos tantos projetos nos quais já exista colaboração científica consolidada entre pesquisadores de instituições fluminenses e especialistas da DFG (modalidade1); ou projetos em que essa colaboração está sendo iniciada entre pesquisadores dos dois países (modalidade 2). A submissão das propostas seguirá duas chamadas distintas: a primeira se estenderá até 15 de outubro; a segunda chamada terá prazo de 17 de outubro a 30 de dezembro. A divulgação dos resultados está prevista para ser realizada a partir de maio de 2015.

Com um total de recursos de R$ 2 milhões, o programa receberá propostas de equipes de pesquisadores com vínculo empregatício/funcional em instituições de ensino sediadas no estado, sempre em colaboração com pesquisadores alemães que sejam elegíveis para apresentar projetos na DFG (http://www.dfg.de).

Com grau de doutor ou equivalente, o proponente deve estar ativa e produtivamente envolvido em pesquisa relevante para a proposta, especialmente nos últimos cinco anos. A equipe poderá ainda incluir pós-doutores com bolsas ativas de agências de fomento, bem como doutorandos – desde que apresentem seu respectivo plano de trabalho a ser cumprido, anexado à solicitação de autorização à Fundação.

Solicitando um valor máximo de R$ 200 mil, cada projeto inscrito deverá apresentar um plano detalhado das missões de intercâmbio, justificando o número de missões – máximo de duas por proposta – e a participação de cada integrante; durante a execução do projeto, cada pesquisador poderá se beneficiar apenas uma vez do programa de intercâmbio.

Para ler o edital, clique aqui.

Fonte: Fapej
Seções Relacionadas:
Editais

Nenhum comentário para: Faperj lança edital com instituição alemã DFG