Busca do site
menu

'IDH 2013' é o tema do Sala de Convidados

ícone facebook
Publicado em:18/08/2014
'IDH 2013' é o tema do Sala de ConvidadosO Sala de Convidados debate, no dia 19/8, ao vivo, às 11h, o 'IDH 2013'. Como o Brasil foi avaliado e o que significa para a saúde pública a avaliação feita no mais recente Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), levando em conta que a saúde é um dos três indicadores que compõe o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)? 
 
O Índice de Desenvolvimento Humano é um índice que procura medir as dimensões do desenvolvimento humano/social de um lugar e foi criado como contraponto ao Produto Interno Bruto (PIB), que mede apenas o desenvolvimento econômico. O IDH abrange três dimensões básicas: renda, educação e saúde. Anualmente o PNUD publica um Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um instrumento para aumentar a conscientização sobre o desenvolvimento humano em todo o mundo.
 
Em julho deste ano, foi publicado o Relatório de Desenvolvimento Humano, com o ranking do IDH dos países que participam do estudo relativo a 2013. Segundo o relatório, o Brasil avançou uma posição, subindo do 80º para o 79º lugar. Com a nova metodologia adotada, o país passou de um IDH, numa escala de 0 a 1, de 0,742, em 2012, para um IDH de 0,744, em 2013. O resultado deixa o Brasil entre os países de desenvolvimento considerado elevado, entre as nações do leste europeu da Geórgia e da Sérvia. O primeiro colocado no ranking é a Noruega, com um IDH de 0,944, e o último é o Níger, localizado na África Ocidental, com um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,337. 
 
O programa do dia 19/8 vai discutir os indicadores que compõe o IDH, o quanto o país avançou em cada uma das áreas e quais os desafios, especialmente na área da saúde, para melhorar a posição brasileira no ranking do RDH. Não perca e participe.
 
Sobre o Sala de Convidados
 
É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde. 
 
Participação ao vivo
 
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.
 
Como assistir
 
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.

Fonte: Canal Saúde
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: 'IDH 2013' é o tema do Sala de Convidados