Busca do site
menu

Ceensp destaca importância da gestão do conhecimento

ícone facebook
Publicado em:12/08/2014

Ceensp destaca importância da gestão do conhecimentoAbordagens complementares em gestão e avaliação do conhecimento nas inovações em saúde foi o tema do Centro de Estudos da ENSP, realizado em 6 de agosto, que contou com as participações de Jorge Lima de Magalhães, do Núcleo de Inovação Tecnológica de Farmanguinhos, e Zulmira Hartz, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. Os expositores apresentaram ideias de como manter e gerir a quantidade de informações produzidas diariamente pela sociedade e de que forma ela pode se apropriar adequadamente destes conhecimentos. Além disso, ressaltaram a importância do trabalho em rede na busca por novas descobertas, principalmente na saúde, em prol da população.

Em sua fala, Jorge Lima apresentou conceitos como o big data (termo popular usado para descrever o crescimento, a disponibilidade e o uso exponenciais de informações - estruturadas e não estruturadas), além de explicitar que a melhor forma de promover o conhecimento é através de uma abordagem multidisciplinar, que auxilie e complemente a busca por inovações, principalmente para a saúde.

Já a expositora Zulmira Hartz destacou a importante complementação existente entre a gestão e a avaliação nas pesquisas. Com relação a aplicação dos conhecimentos científicos, a palestrante afirmou que eles devem ser utilizados desde a hora em que o pesquisador dá início a formulação de seu projeto, até seu encerramento.

Confira, abaixo, os melhores momentos das apresentações. Nos links ao lado estão as exposições completas de Jorge Lima de Magalhães e Zulmira Hartz.
 


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Ceensp destaca importância da gestão do conhecimento