Busca do site
menu

Curso discute a promoção do uso racional de medicamentos

ícone facebook
Publicado em:27/08/2014
Promoção de Uso Racional de Medicamentos na Comunidade é o tema do curso internacional promovido pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública (NAF/ENSP). Voltada para alunos de pós graduação stricto ou latu sensu da Fiocruz e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (alunos da residência médica em saúde da família e profissionais de nível superior de serviços de atenção primária, egressos de cursos oferecidos pela ENSP/Fiocruz), a atividade tem por objetivo permitir a compreensão e a análise crítica das estratégias de investigação e de promoção do uso racional de medicamentos na comunidade. As aulas serão ministradas pelo médico francês Benoit Marchand. As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro e devem ser feitas aqui.

Curso discute a promoção do uso racional de medicamentos
 
O curso também busca reforçar competências na identificação e aplicação dos diferentes passos para a concepção de uma intervenção eficaz para promover o uso adequado de medicamentos na comunidade, além de oferecer ao aluno a oportunidade de adquirir novas habilidades e identificar as áreas que precisam de aprofundamento, de maneira que possam aplicar os conhecimentos e replicar a experiência. 
 
“O tema promoção do uso racional de medicamentos em comunidades surgiu em meio aos cursos internos dirigidos à qualificação de recursos humanos na atenção primária, fruto de uma reflexão sobre a importância do ‘uso racional de medicamentos’ aos diferentes profissionais de saúde. Esse assunto é complexo, envolve vários atores com interesses distintos e muitas vezes com desequilíbrio nos recursos que governam, podendo-se citar prescritores, usuários, agências reguladoras, indústria e comércio farmacêutico”, resumiu Rondineli Mendes da Silva, que coordena o curso junto com as pesquisadoras Vera Lucia Luiza e Nathalia Cano Pereira, do NAF/ENSP.
 
O curso poderá ser computado como disciplina stricto sensu, segundo critério da coordenação dos programas, correspondendo a um crédito. Os métodos de ensino incluem atividades em grupo, sessões teóricas curtas, trabalhos em grupo prático, discussões plenárias, dinâmicas lúdicas e problematizadoras. 
 
“Temos a expectativa de que os participantes sejam motivados a impulsionar iniciativas para promover o uso adequado de medicamentos na comunidade, mobilizando o interesse multiprofissional quanto à importância desse assunto. Destacase, por fim, a perspectiva de desenvolvimento de pesquisas operacionais relacionadas ao uso racional de medicamentos, em cumprimento da missão institucional de promoção de práticas efetivas para o SUS”, analisou Rondineli.
 
Serão abertas duas turmas. A primeira terá sede na ENSP, e acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro. A segunda turma, com sede no Observatório das Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (OTICS-Rio AP1.0), está marcada para os dias 18 e 19 de setembro. As aulas acontecem das 9h às 17 horas. 
 
Confira o Programa do curso 
 
•Passos para o desenvolvimento de intervenções eficazes para melhorar o uso de medicamentos. 
•Métodos para analisar e investigar o uso de medicamentos na comunidade. 
•Avaliação rápida para analisar um problema com o uso de medicamentos na comunidade. 
•Intervenções para melhorar o uso de medicamentos pela população. 
•Pré-teste de materiais educativos. 
•Elaboração de materiais educativos eficazes. 

Serviço
 
Local: ENSP (dias 15 e 16/9); OTICS-Rio AP1.0 (18 e 19/9)
Horário: 9:00 - 17:00 
Resultado seleção: 5/9/2014, disponível em : http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/departamento/naf
Matrícula: nos dias 15 e 18 o curso iniciará às 8 horas para a realização da matrícula 
Idioma: as aulas serão ministradas prioritariamente em espanhol 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Curso discute a promoção do uso racional de medicamentos