Busca do site
menu

Cetab/ENSP compõe Rede sobre DCNT que ganha espaço na internet

ícone facebook
Publicado em:07/08/2014

Cetab/ENSP compõe Rede sobre DCNT que ganha espaço na internetO Centro de Estudo sobre Tabaco e Saúde da ENSP é uma das instituições que compõem a Rede de doenças crônicas não transmissíveis, que tem o objetivo de reunir representantes de organizações da sociedade civil, academia e profissionais de diversas áreas comprometidos com a promoção de ações para o enfrentamento das DCNT. A Rede acaba de ganhar um espaço na internet. Sediada no site da Organização Não Governamental Aliança de Controle do Tabagismo (ATC), a página é voltada para a divulgação de ações e de pesquisas relacionadas a doenças como pressão arterial, câncer, e diabetes, que em sua maioria são associadas a hábitos não saudáveis, como tabagismo, má alimentação e falta de atividade física.

As DCNT são as principais causas de morte no Brasil, sendo responsáveis por 72% dos óbitos ocorridos no país em 2007. Diante desse quadro, o Ministério da Saúde assumiu o compromisso em relação a esse conjunto de doenças e lançou o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil, 2011-2022.

Documento aponta resultado do enfrentamento às DCNT

Para marcar o novo espaço, a Rede DCNT publicou recentemente um documento que traz o resultado do primeiro monitoramento do plano ministerial. O foco principal da análise é baseado nas propostas do eixo Promoção da Saúde. Entre os apontamentos realizados, há o reconhecimento de avanços, como o aprimoramento do sistema de vigilância; implementação de políticas efetivas do controle do tabagismo e a elaboração do novo guia alimentar para a população brasileira.

Entre os desafios ainda a serem alcançados estão a busca de melhorias nos mecanismos de governança e participação da sociedade civil na implementação e monitoramento do plano; adoção de políticas fiscais visando a redução do consumo de bebidas alcóolicas e açucaradas; e a criação de mecanismos de salvaguarda das ações de enfrentamento das DCNT frente aos interesses das indústrias.

Além do Cetab/ENSP, fazem parte da Rede a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), a Associação Brasileira de Álcool e outras Drogas (Abead), a Associação Brasileria de Promoção da Saúde (APS) entre outras. As instituições e entidades que tenham interesse em fazer parte da Rede podem enviar e-mail para dcnt@actbr.org.br com o assunto “Cadastro na Rede DCNT”.

Acesse a Rede DCNT
.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Cetab/ENSP compõe Rede sobre DCNT que ganha espaço na internet

1 comentários
FERNANDO MARTINELLI
08/08/2014 10:14
Muito boa notícia. É bom tomarmos ciência da existência da rede e das instituições que a compõem. Melhor ainda é saber que outras instituições interessadas podem solicitar o credenciamento.