Busca do site
menu

Programa de Bioética debate direitos humanos

ícone facebook
Publicado em:01/08/2014
Programa de Bioética debate direitos humanosNa segunda-feira (4/8), acontecerá a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) 2014-2015. O encontro, cujo tema será Direitos Humanos: questões contemporâneas, vai ser realizado no auditório do Instituto de Estudo em Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Iesc/UFRJ), às 9h30. A palestra será proferida pela procuradora do Estado de São Paulo e professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) Flavia Piovesan. O PPGBIOS é um programa desenvolvido pela ENSP em associação ampla com a UFRJ, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A aula é aberta a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia.

Segundo o pesquisador do Departamento de Ciência Sociais da ENSP e coordenador geral do PPGBIOS, Sergio Rego, o tema escolhido para a aula inaugural deste ano aborda a temática dos direitos humanos por reconhecê-la como estratégica para a formação de docentes e pesquisadores em todas as áreas da saúde, não apenas da Bioética e Saúde Coletiva.

“Entendemos que a discussão sobre direitos humanos é indispensável aos que vivem e querem exercer sua consciência crítica e fortalecer o Estado Democrático de Direito. O momento em que o país deve refletir sobre seu futuro e que o mundo assiste estarrecido ações que podem ser compreendidas como ‘contra a humanidade’ é também o momento de fortalecermos o combate à violência e à injustiça. Nosso ano letivo começa sob a inspiração desta reflexão”, definiu Rego. 
 
Programa de Bioética debate direitos humanos
 
O PPGBIOS tem um comissão deliberativa composta de quatro docentes, representantes de cada uma das instituições que fazem parte dele, além de discentes de mestrado e doutorado e de membros das secretarias locais e executiva. Suas primeiras turmas foram iniciadas no ano de 2010. Desde então, os números de inscritos no mestrado e doutorado vêm crescendo gradativamente. A primeira turma de mestrado, em 2010, teve 65 alunos inscritos; em 2013, esse número pulou para 128. No doutorado, 32 alunos se inscreveram em 2010; 38, em 2011; 37, em 2012; e 48, em 2013; e, em março de 2014, foi formada a primeira turma de doutorado.

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Programa de Bioética debate direitos humanos