Busca do site
menu

Unaids e parceiros lançam iniciativa para aprimorar o diagnóstico de HIV

ícone facebook
Publicado em:31/07/2014
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) uniu-se a parceiros globais e regionais para lançar a Iniciativa para Acesso ao Diagnóstico de HIV, que pretende garantir que no mínimo 90% das pessoas que não sabem que vivem com o vírus, conheçam o seu estado sorológico. Além disso, a iniciativa visa assegurar que todas as pessoas diagnosticadas com o vírus recebam tratamento de alta qualidade e tenham fácil acesso a exames para monitorar a carga viral.
 
“Cerca de 19 milhões das 35 milhões de pessoas hoje estão vivendo com o HIV não sabem que têm o vírus, e irão morrer por não saberem”, afirmou o diretor executivo do Unaids, Michel Sidibé. “É por isso que temos que simplificar a forma de testagem para garantir que as pessoas possam iniciar o tratamento que pode salvar suas vidas o quanto antes”, reiterou. 
 
“Já que as tecnologias de diagnóstico mudam rapidamente, os nossos países-membros precisam de orientação sobre como usá-las, a Organização Mundial da Saúde (OMS) irá desempenhar um papel-chave nessa iniciativa”, opinou o diretor-geral adjunto da OMS, Dr. Hiroki Nakatani.
 
A UNAIDS ressaltou que o tratamento do HIV pode reduzir as doenças relacionadas com a infecção e as mortes associadas à AIDS. Também ajuda a prevenir novas infecções pelo HIV, ao reduzir drasticamente a quantidade de vírus no organismo e, portanto, diminuir o risco de transmissão.
 
Os parceiros na Iniciativa para Acesso ao Diagnóstico irão defender o maior financiamento para os serviços laboratoriais e para o desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico. Além disso, pretendem também intensificar os esforços para garantir que os serviços de diagnóstico sejam da mais alta qualidade, além de estabelecer parcerias bem coordenadas para fechar as lacunas existentes no acesso ao diagnóstico.
 
Entre os parceiros do Unaids nesta iniciativa estão a OMS, o Fundo da ONU para Infância (Unicef), a Iniciativa para Acesso à Saúde de Clinton (CHAI), a Sociedade Africana de Medicina Laboratorial (ASLM) e o Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da AIDS (PEPFAR).

Fonte: ONU Brasil
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Unaids e parceiros lançam iniciativa para aprimorar o diagnóstico de HIV