Já está disponível para download na Biblioteca Multimídia da ENSP o quarto volume dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental. Produzido pela equipe do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Comperj, a edição atual destaca o tema Movimentos Sociais e Saúde. Os cadernos fazem parte de uma série de publicações periódicas destinadas aos temas importantes da atenção básica em saúde. O material possui uma linguagem de fácil compreensão e desenhos do cartunista Mayrink. A publicação é organizada pelos pesquisadores Luciano Toledo e Paulo Sabroza, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP.
A edição atual destaca alguns traços dos movimentos sociais no país, além de abordar seus limites, possibilidades e a relação com a saúde e o Golpe Militar de 1964. “Os movimentos sociais têm em comum o fato de apontarem os problemas fundamentais da desigualdade e das injustiças sociais. Movimentos sociais são aqueles que lutam por projetos, significados e orientações que levem a uma sociedade mais justa”, destaca o texto de introdução.
Em relação ao campo da saúde, a publicação afirma que os movimentos voltados para as lutas pela saúde da população se desenvolveram nas capitais e nas grandes cidades a partir de 1976. O mais notório foi o chamado Movimento da Zona Leste, em São Paulo (capital). Outro aspecto lembrado pelo Caderno é a criação do movimento da Reforma Sanitária. “Com a redemocratização política a partir de 1982, ocorreu uma separação entre os movimentos e as iniciativas de um grupo que, apoiado no Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES), nas instituições de ensino e na Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), se autodenominou Movimento da Reforma Sanitária.
Participaram da criação do caderno os pesquisadores Eduardo Navarro Stotz, Carla Moura Pereira Lima, Gil Sevalho, Márcia Florentino e Marcos Thimoteo Dominguez.
Acesse os três primeiros volumes aqui.
Caderno sobre movimentos sociais disponível para download
Publicada emNenhum comentário para "Caderno sobre movimentos sociais disponível para download"
Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!
comente esta matéria
Utilize o formulário abaixo para se logar.