Busca do site
menu

Caderno sobre movimentos sociais disponível para download

ícone facebook
Publicado em:31/07/2014

Caderno sobre movimentos sociais disponível para downloadJá está disponível para download na Biblioteca Multimídia da ENSP o quarto volume dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental. Produzido pela equipe do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Comperj, a edição atual destaca o tema Movimentos Sociais e Saúde. Os cadernos fazem parte de uma série de publicações periódicas destinadas aos temas importantes da atenção básica em saúde. O material possui uma linguagem de fácil compreensão e desenhos do cartunista Mayrink. A publicação é organizada pelos pesquisadores Luciano Toledo e Paulo Sabroza, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP.

A edição atual destaca alguns traços dos movimentos sociais no país, além de abordar seus limites, possibilidades e a relação com a saúde e o Golpe Militar de 1964. “Os movimentos sociais têm em comum o fato de apontarem os problemas fundamentais da desigualdade e das injustiças sociais. Movimentos sociais são aqueles que lutam por projetos, significados e orientações que levem a uma sociedade mais justa”, destaca o texto de introdução.

Em relação ao campo da saúde, a publicação afirma que os movimentos voltados para as lutas pela saúde da população se desenvolveram nas capitais e nas grandes cidades a partir de 1976. O mais notório foi o chamado Movimento da Zona Leste, em São Paulo (capital). Outro aspecto lembrado pelo Caderno é a criação do movimento da Reforma Sanitária. “Com a redemocratização política a partir de 1982, ocorreu uma separação entre os movimentos e as iniciativas de um grupo que, apoiado no Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES), nas instituições de ensino e na Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), se autodenominou Movimento da Reforma Sanitária.

Participaram da criação do caderno os pesquisadores Eduardo Navarro Stotz, Carla Moura Pereira Lima, Gil Sevalho, Márcia Florentino e Marcos Thimoteo Dominguez.

Acesse os três primeiros volumes aqui.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Caderno sobre movimentos sociais disponível para download