Busca do site
menu

Biossegurança pauta cooperação no sertão do Ceará

ícone facebook
Publicado em:23/07/2014
Biossegurança pauta cooperação no sertão do CearáO Núcleo de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz (NuBio/ENSP/Fiocruz) e o Laboratório de Ecoepidemiologia da Doença de Chagas, do Instituto Oswaldo Cruz (Ledoc/IOC), estabeleceram cooperação com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Sobral, da Secretaria de Saúde do Ceará, com o objetivo de prestar consultoria em biossegurança no sertão de Acaraú. As atividades envolvem a coleta de triatomíneos vetores, atividade laboratorial para identificação de protozoários parasitos, triagem sorológica e o acompanhamento clínico da população humana. 
 
O pesquisador do Núcleo de Biossegurança da ENSP, Bernardo Elias Correa Soares, foi convidado a participar da expedição no sertão cearense. Além da consultoria, formou-se uma equipe de trabalho com o CCZ e a Universidade Federal do Ceará para condução de uma estratégia de atendimento, informação e educação com professores e profissionais de saúde locais.
 
“O acordo busca informar sobre os perigos a que as pessoas se expõem mediante a presença dos insetos (barbeiros) e conscientizar a população acerca da divulgação desse conhecimento. Outro problema que ameaça o equilíbrio ecológico é o desmatamento e a modificação da caatinga, que contribuem para o aumento dos vetores de doenças”, admitiu Bernardo. 
 
O trabalho de campo com a Doença de Chagas no Estado do Ceará já vem sendo desenvolvido  pelo Instituto Oswaldo Cruz  (IOC) e por outros Centros Regionais de Pesquisa, especialmente no Laboratório de Ecoepidemiologia da Doença de Chagas do IOC, que além de relevantes publicações científicas nacionais e internacionais geradas pela investigação, produziu um documentário didático sobre a doença na região (CE) e a relação do inseto vetor com o elemento humano e o meio ambiente . Ainda de acordo com o pesquisasador há possibilidade de desdobramentros no campo acadêmico, com orientações conjuntas em programas de ensino implantados em parceria na Universidade Federal do Ceará.                   
 
O NuBio, coordenado pela pesquisadora Thelma Abdalla, é ligado à Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca e atua em todas as linhas de investigação da Biossegurança, principalmente na elaboração e execução de atividades relevantes à segurança de pacientes e de profissionais em unidades de assistência e promoção da saúde. Isso se efetiva por intermédio de treinamentos e ensino especializado (pós-graduação), pela interlocução técnica com outras unidades da Fundação Oswaldo Cruz, com o Ministério da Saúde e com instituições de pesquisa nacionais e interacionais.

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Biossegurança pauta cooperação no sertão do Ceará