Busca do site
menu

Atenção básica e desenvolvimento social: inscrições encerrando

ícone facebook
Publicado em:23/07/2014

Atenção básica e desenvolvimento social: inscrições encerrandoApresentado em abril deste ano durante encontro em Itaboraí (RJ) a diversos secretários do município, o curso de especialização em Gestão da Atenção Básica e Promoção do Desenvolvimento Social, formulado pela ENSP, está com inscrições abertas até o dia 21 de agosto. A especialização busca qualificar profissionais nas áreas de saúde e desenvolvimento social, no âmbito da Atenção Básica, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento do processo de trabalho e para atuação conjunta, sobretudo dos setores de saúde e assistência social e, em última análise, para a redução das vulnerabilidades socioespaciais.

Criado a partir de uma demanda da secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí, a proposta inovadora do curso é fruto do Plano de Monitoramento Epidemiológico que a ENSP realiza nas áreas influenciadas pelo Comperj, e alia a experiência da Escola nos campos do desenvolvimento social e da gestão da atenção básica. A iniciativa tem participação dos pesquisadores dos departamentos de Endemias, Administração e Planejamento e Saúde, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia HUmana, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e Ciências Sociais, além da Escola de Governo em Saúde da ENSP, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ e da Universidade Federal Fluminense.

"O curso possui uma característica inovadora, a partir do momento que busca integrar dois componentes prioritários do Governo Brasileiro: a saúde e o desenvolvimento social, por meio do Programa Saúde da Família (PSF) e do Bolsa Família. Esse diferencial traz a perspectiva de que o curso seja acompanhado pelos técnicos do Ministério da Saúde, de forma a repilicar a iniciativa em outras regiões do país. Os trabalhos de conclusão de curso deverão trazer propostas estratégicas de intervenção, a serem executadas nas instituições de origem dos alunos. Além disso, buscamos integrar diferentes departamentos da ENSP na sua composição", afirmou o coordenador Luciano Medeiros de Toledo.

A especialização é direcionada aos profissionais da área de saúde e assistência social. Seu conteúdo pretende articular conceitos e práticas voltados para a promoção do desenvolvimento social, vigilância em saúde e atenção básica, na dimensão territorial/local. Serão priorizados os candidatos que atuem nos municípios pertencentes à região Leste do estado do Rio de Janeiro, área de abrangência do Complexo Petroquímico do estado do Rio de Janeiro (Comperj), a saber: Araruama, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Casimiro de Abreu, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis.

Ao todo estão disponíveis 30 vagas. Nos dias 12 e 1e de agosto, a ENSP realizara um seminário em Itaboraí com os docentes e as lideranças dos campos da Saúde e do Desenvolvimento Social em Itaboraí para discutir a bases do curso.

As inscrições podem ser feitas na Plataforma Siga, onde está disponível o edital.


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Atenção básica e desenvolvimento social: inscrições encerrando