Busca do site
menu

ENSP oferta curso voltado para saúde dos policiais

ícone facebook
Publicado em:22/07/2014
ENSP oferta curso voltado para saúde dos policiaisO tradicional curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP está com inscrições abertas para formação de profissionais que apoiem a implementação das ações de Saúde do Trabalhador no âmbito das policias civil e militar do Rio de Janeiro. O curso tem por objetivo qualificar aqueles que atuam na atenção à saúde dos policiais, visando a incorporação das relações entre produção, ambiente e saúde às práticas de saúde, de maneira a solucionar problemas cotidianos, considerando o processo produtivo como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental. Ao todo, 40 vagas estão disponíveis e os interessados devem se inscrever até 11 de agosto através do site da EAD/ENSP.

Segundo a coordenadora do curso e pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Rita Mattos, a iniciativa do curso foi da Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde visando a formação de profissionais para apoiar a implementação das ações de Saúde do Trabalhador no SUS, com ênfase na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e com a participação direta das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Voltado para servidores graduados que possuem nível superior na área de saúde e que atuam diretamente na assistência à saúde nas instituições policiais, o curso terá carga horária total de 478 horas, sendo 374 delas realizadas na modalidade a distância e 104 presenciais. A duração do curso é de 18 meses e os interessados necessitam dispor de recursos ágeis de conectividade via internet, possuir habilidade suficiente para utilizar computadores e os recursos de conectividade, e ter disponibilidade de pelo menos oito horas semanais.

Para Rita Mattos a realização do curso proporcionará uma formação totalmente voltada à atenção integral da saúde dos policiais. Segundo ela, as questões de violência serão consideradas prioritárias e na fase em que o curso ocorrerá de forma presencial - de 13 a 17 de outubro de 2014 -, as aulas contarão com a participação de pesquisadores do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), que desenvolvem diversas pesquisadas na área. “É fundamental ter profissionais de saúde capacitados para lidar com as necessidades e especificidades dos policias”, ressaltou a coordenadora. 

A coordenadora comentou ainda que posteriormente será desenvolvido uma capacitação voltada para profissionais de nível médio que atuam na assistência à saúde nas instituições policias do Rio de Janeiro. Acesse o edital do curso e saiba mais sobre os documentos necessários para participar do processo seletivo e todas as regras e critérios para as inscrições.

Seções Relacionadas:
Educação a Distância Ensino

Nenhum comentário para: ENSP oferta curso voltado para saúde dos policiais