Busca do site
menu

Presidente da Fiocruz recebe título de doutor honoris causa

ícone facebook
Publicado em:22/07/2014
*Por Danielle Monteiro

Presidente da Fiocruz recebe título de doutor honoris causaO presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, foi nomeado doutor honoris causa da Universidade de York (Reino Unido). Os títulos foram entregues a 16 cientistas, humanitaristas e membros influentes da comunidade científica durante cerimônia realizada em 18 de julho, no Reino Unido. Todo ano, a universidade concede o título a pessoas que deram uma contribuição significativa à sociedade. Gadelha foi eleito em função do importante papel que desempenhou na pesquisa, na advocacia em saúde e na formulação de políticas da saúde na América Latina e em outros continentes.

“Além de ter sido um grande anfitrião durante nossas visitas à Fundação, Gadelha prestou apoio a nossas atividades internacionais, junto à Organização Mundial da Saúde e a outras agências da ONU, e a importantes eventos internacionais sediados pelo Brasil em prol da saúde global e das comunidades políticas internacionais”, destacou o diretor do Centro de Histórias da Saúde Global, Sanjoy Bhattacharya, durante a cerimônia. “Esta celebração vai estreitar ainda mais nossas colaborações, que são ligadas por princípios de excelência, transparência, ambição, decência, democracia e internacionalização”, complementou.

Paulo Gadelha atua na Fiocruz desde 1985. Formado em medicina, com mestrado em medicina social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e PhD em saúde pública, foi um dos integrantes do Movimento da Reforma Sanitária, nos anos 1970, e teve intensa participação na constituição do SUS, em 1990. Entre 2005 e 2006, foi presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e, desde 2009, é presidente do Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida (Coep) e da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD). Gadelha foi um dos fundadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), entre 1997 e 1997, e vice-presidente da Fundação entre 2001 e 2008. Foi eleito presidente da Fiocruz entre 2009 e 2012, sendo reeleito em 2013 para os próximos quatro anos.

*Danielle Monteiro é jornalista da Agência Fiocruz de Notícias. 

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Presidente da Fiocruz recebe título de doutor honoris causa