Busca do site
menu

Universidade de York e Fiocruz promovem workshop na Inglaterra sobre saúde pública

ícone facebook
Publicado em:18/07/2014
Glauber Gonçalves

A vice-diretora de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Magali Romero Sá, e o editor científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Jaime Benchimol, participam nos dias 18 e 19 de julho do workshop Public Health in the Caribbean and Latin America: a past perspective, na Universidade de York, na Inglaterra. O evento é promovido em conjunto pela instituição britânica e pela Fiocruz.

O encontro abordará temas como o controle da tuberculose, questões relativas à saúde da mãe e da criança, e atenção primária à saúde. A iniciativa está inserida em um convênio firmado entre as duas instituições em 2012. “Este é o primeiro evento de um projeto elaborado pela COC e a Universidade de York e aprovado em edital de financiamento da British Academy. Ao todo serão três workshops: o próximo acontecerá na Fiocruz em 2015 e o último em Trinidad e Tobago em 2016”, explica Magali.

A palestra de abertura será proferida por Benchimol. Em uma mesa redonda, Magali falará sobre a experiência do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS), da COC, e sobre a institucionalização desse campo do conhecimento no Brasil. “Falarei sobre a especificidade do nosso curso, que é o único em história das ciências e da saúde dentro de uma instituição biomédica no Brasil”, disse. Na palestra intitulada Stories from the History of Health and Science: a sinuous tale composed against a backdrop of football and samba, Benchimol discutirá a história da pesquisa em saúde e ciências da vida conduzida na Fiocruz e no Brasil, no contexto latino-americano a partir dos anos 1980.

Na agenda da vice-diretora da COC, também estão previstas visitas ao Museu de Ciências e ao Museu de História Natural, em Londres, para discutir futuras parcerias com o Museu da Vida. Mais detalhes sobre o evento na Universidade de York podem ser obtidos no site da instituição.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Universidade de York e Fiocruz promovem workshop na Inglaterra sobre saúde pública