Busca do site
menu

Lato sensu ENSP: editais disponíveis para dois cursos

ícone facebook
Publicado em:17/07/2014

Lato sensu ENSP: editais disponíveis para dois cursosCom o objetivo de aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber, a ENSP está com editais disponíveis para chamadas em dois cursos lato sensu: uma especialização em Gestão da Atenção Básica e Promoção do Desenvolvimento Social e outra para atualização em serviços farmacêuticos na Atenção Básica de Saúde. Confira as oportunidades e saiba como se inscrever.

Curso de especialização em Gestão da Atenção Básica e Promoção do Desenvolvimento Social

A partir do dia 21 de julho estarão abertas as inscrições para o curso de especialização em Gestão da Atenção Básica e Promoção do Desenvolvimento Social, que busca qualificar profissionais nas áreas de saúde e desenvolvimento social no âmbito da Atenção Básica com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento do processo de trabalho e para atuação conjunta, sobretudo dos setores de saúde e assistência social e, em última análise, para a redução das vulnerabilidades socioespaciais.

O curso é direcionado aos profissionais da área de saúde e assistência social. Seu conteúdo pretende articular conceitos e práticas voltados para a promoção do desenvolvimento social, vigilância em saúde e atenção básica, na dimensão territorial/local. Serão priorizados os candidatos que atuem nos municípios pertencentes à região Leste do estado do Rio de Janeiro, área de abrangência do Complexo Petroquímico do estado do Rio de Janeiro (Comperj), a saber: Araruama, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Casimiro de Abreu, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis.

Ao todo estão disponíveis 30 vagas. A coordenação desta especialização é do pesquisador da ENSP Luciano Medeiros de Toledo.

As inscrições podem ser feitas na Plataforma Siga até 21 de agosto, onde está disponível o edital.

Curso de atualização em Serviços Farmacêuticos na Atenção Básica de Saúde

Já estão abertas as inscrições para o curso de atualização em Serviços Farmacêuticos na Atenção Básica de Saúde, que visa capacitar farmacêuticos para a realização de serviços farmacêuticos voltados para o uso seguro de medicamentos e maximização dos seus resultados positivos através de um atendimento humanizado. Busca também preparar os profissionais para a realidade sanitária e sócio econômica da população alvo. Para isto, faz-se importante que os alunos sejam capazes de conhecer e refletir criticamente tanto sobre os aspectos clínicos, como epidemiológicos e o conjunto de determinantes do processo saúde-doença. Devem ser capazes de agir, antes de tudo, como cidadãos e profissionais da saúde, mobilizando seu conhecimento específico para participar ativamente no conjunto da equipe de saúde.

A coordenação é das professoras da ENSP Vera Lucia Luiza, Rondineli Mendes da Silva e Nathalia Cano Pereira. Destinado a profissionais com formação de nível superior em farmácia, com atuação em unidade da atenção primária do município do Rio de Janeiro, serão oferecidas, no mínimo, 12 (doze) vagas e, no máximo, 30 vagas.

As inscrições podem ser feitas na Plataforma Siga até 25 de julho, onde está disponível o edital.


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Lato sensu ENSP: editais disponíveis para dois cursos