Busca do site
menu

Reforma Sanitária: Comissão recebe relatos

ícone facebook
Publicado em:15/07/2014
Reforma Sanitária: Comissão recebe relatosRelatos de e sobre trabalhadores da saúde que sofreram perseguições, violações, torturas, sequestros e assassinatos durante a Ditadura Militar - ocorrida no Brasil entre os anos de 1964 e 1985 -, podem ser enviados ao novo espaço do site da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária Abrasco-Cebes. Estes relatos auxiliarão a CVRF a buscar informações sobre aqueles que ainda não tiveram seus direitos políticos restaurados, que seguem desaparecidos ou ainda que não foram identificados. Além disso, os testemunhos alimentarão um banco de dados que permitirá contar, pelo viés da saúde, uma parte da história do Brasil.
 
A Comissão da Verdade da Reforma Sanitária é uma iniciativa da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e conta com o apoio irrestrito da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Esta Comissão assumiu os princípios adotados pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), dispostos na Lei 12528, de 18 de maio de 2012, e nas resoluções já tomadas pela CNV publicadas sua página eletrônica. A comissão é presidida pela pesquisadora aposentada da Fiocruz e da UFRJ Anamaria Testa Tambellini.
 
Os relatos recebidos serão depositados no Sistema de Informação da CVRS, que reúne os dados e os distribui em um mapa de localização. Os depoimentos também são classificados em diferentes categorias de violação. Entre elas estão: homicídio, desaparecimento forçado, detenção ou prisão arbitrária, violação sexual e perseguição política. Para incluir um relato é necessário que o interessado faça um cadastro na página da CNV. As descrições podem ser incluídas no site por meio de um desktop e também de dispositivos móveis, como celulares e tablets.No sistema de informação, que entrou no ar no dia 7/7, já é possível ler relatos de diversas partes do país. Por questões de segurança e privacidade, a identidade dos depoentes é resguardada. O mapa também pode ser utilizado como um instrumento de pesquisa para aqueles que se interessem pelo tema. 
 
A CVRS tem por objetivo investigar as violações de direitos humanos praticados por agentes do estado contra trabalhadores da saúde, de modo a compartilhar as informações e conhecimentos produzidos com outras entidades e instituições que partilhem dos mesmos objetivos e princípios, e com a sociedade brasileira, em geral, de modo a contribuir para um projeto de sociedade democrática e justa.

Seções Relacionadas:
Reforma Sanitária

Reforma Sanitária: Comissão recebe relatos

1 comentários
MARIA APARECIDA DE ASSIS PATROCLO
15/07/2014 23:20
Seria bom incluir as violações, perseguições que persistiram acontecendo até os dias atuais.