Busca do site
menu

Política Nacional de Participação Social é o tema do Sala de Convidados

ícone facebook
Publicado em:14/07/2014
Política Nacional de Participação Social é o tema do Sala de ConvidadosA Política Nacional de Participação Social (PNPS) foi instituída pelo decreto presidencial nº 8.243, da presidente Dilma Roussef, publicado no Diário Oficial da União no dia 23 de maio de 2014. O objetivo: "fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil". Sendo o Brasil um Estado Democrático de Direito no qual a participação popular é prevista na Constituição, parecia natural aos olhos de uma razoável parcela da população a ampliação dos mecanismos para essa participação.

A Política Nacional de Participação Social, no entanto, sofreu forte oposição no Congresso Nacional, inclusive de partidos que compõem a base aliada do governo federal, e ataques de diversos setores da imprensa. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB - RN), declarou que irá colocar em votação um decreto parlamentar para derrubar o decreto presidencial, afirmando que ele seria ilegal e estaria ferindo a autonomia dos poderes. Qual o motivo de tanta resistência ao decreto que instituiu a PNPS?

Na terça-feira (15/7), o Sala de Convidados debate, às 11h, ao vivo, a Política Nacional de Participação Social e destrincha os detalhes do decreto da presidente Dilma. Como a área da saúde recebeu esta política? Por que o tema se tornou tão polêmico? Quais os interesses envolvidos? O que a Política Nacional de Participação Social representa? De que diferentes formas pode ser implantada? Quais as críticas e os argumentos dos diversos lados da discussão? Não perca e participe do debate que é importante para toda a sociedade.

Sobre o Sala de Convidados

É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde. 

Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.


Fonte: Canal Saúde
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Política Nacional de Participação Social é o tema do Sala de Convidados