Busca do site
menu

Especialista internacional participa de curso na ENSP

ícone facebook
Publicado em:11/07/2014
Especialista internacional participa de curso na ENSPO Curso de Inverno David Capistrano da Costa Filho da ENSP, que reúne uma série de disciplinas eletivas do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente oferecidas de forma compacta, ganhou mais uma novidade este ano: um minicurso que discutirá a exposição ao benzeno, substância presente em diversos ambientes e processos de trabalho. Exposição ao benzeno na cadeia produtiva de combustíveis e impactos na saúde e ambiente pretende abordar o panorama da exposição ocupacional no Brasil, os efeitos do benzeno à saúde dos trabalhadores expostos, além de discutir limites de referência e dados de pesquisa com indicadores de exposição, entre muitos outros tópicos. Para isso, contará com a participação do professor da Universidade da Califórnia Martyn Thomas Smith, um dos principais pesquisadores do tema no mundo.

Martyn Smith é professor do Laboratório de Epidemiologia Molecular e Toxicologia da Universidade da Califórnia e possui vasta experiência na área de epidemiologia molecular, toxicologia e genômica, cujo principal objetivo é encontrar as causas de doenças crônicas, incluindo leucemia e linfoma. Seu interesse sobre a toxicidade do benzeno começou em meados da década de 80 e desde então ele vem publicando extensamente sobre o tema. Os estudos publicados por Smith sobre o assunto abordam informações como: características de mudança na expressão génica; estudo piloto sobre resposta de uma população exposta ao benzeno; perda cromossômica relacionada com leucemia de trabalhadores expostos ao benzeno, entre muitas outras. 

Os projetos de pesquisa do qual o pesquisador faz parte incluem as áreas de biomarcadores de carcinogênese; biomarcadores de exposição a benzeno e genotoxicidade, incluindo a compreensão de cultura celular, aberrações cromossômicas, alterações epigenéticas e disfunções imunológicas associadas a estas doenças, causadas por exposição ambiental e ocupacional; estudos de mutagênese ambiental e carcinogênese; epidemiologia molecular; e estudo no campo emergente da exposômica. Dentre as linhas de pesquisa em que atua estão: Biomarcadores de carcinogenicidade, Dieta como fator de risco para o câncer, Biomarcadores da exposição ao benzeno e de genotoxicidade, Exposições ambientais e leucemia em crianças, Epidemiologia molecular do Linfoma não-Hodgkin, e Estudos de mutagênicos e carcinogênicos ambientais. 

Durante o curso Martyn ministrará três aulas, sendo elas: Expossoma como conceito emergente; Metabolismo do benzeno, mecanismo de toxidade do benzeno, mecanismos moleculares (ocorrência de aberrações cromossômicas, susceptibilidade e alterações na expressão gênica), mecanismo de indução de leucemia; Modo de Ação (Mode of Action, MoA) e modelos para exposição ao benzeno; além de uma discussão sobre os limites de referência: a polêmica do MoA e da questão dos limites de exposição para carcinógenos e diferentes valores em discussão para o benzeno.

Além da participação especial do professor Martyn Thomas Smith, o curso, coordenado pela pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, Rita Mattos, contará com a presença de professores da Fiocruz e de outras instituições nacionais como Ministério da Saúde, Divisão Regional do Trabalho de São Paulo, Fundacentro, Secretaria de Vigilância em Saúde de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que também ministrarão as aulas. O Curso de Inverno Exposição ao benzeno na cadeia produtiva de combustíveis e impactos na saúde e ambiente terá início na segunda-feira, 17 de julho, e acontecerá na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. 

Os Cursos de Inverno são voltados para alunos dos Programas de Saúde Pública; Epidemiologia em Saúde Pública; Saúde Pública e Meio Ambiente e Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da ENSP, alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz, alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e/ou privadas, graduados e pesquisadores (Visitantes, Pós-Doc), analistas, tutores e professores da Fiocruz.

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Especialista internacional participa de curso na ENSP