Busca do site
menu

Vigilância do óbito materno infantil seleciona alunos

ícone facebook
Publicado em:10/07/2014
Estão abertas as inscrições para o Curso de atualização em vigilância do óbito materno infantil e fetal e atuação em Comitês de Mortalidade no contexto do município, oferecido pela ENSP, na modalidade a distância. As vagas são voltadas para representantes de conselhos profissionais, conselhos de saúde; defensores públicos e membros do Ministério Público, sociedade civil organizada relacionada ao tema; e profissionais e gestores de saúde que atuam ou desejam atuar nos comitês de mortalidade materna, infantil e fetal. Os candidatos devem se inscrever até o dia 18 de julho, exclusivamente pela internet. As vagas disponíveis são divididas em perfis de nível médio e nível superior. 
 
Vigilância do óbito materno infantil seleciona alunos
 
Ao todo estão disponíveis 500 vagas. Destas, 350 são para as Regiões Norte e Nordeste e também o Mato Grosso. Já para os outros estados e o Distrito Federal serão 150. O curso é composto de duas Unidades de Aprendizagem: Ações em saúde e exercício de cidadania: caminhos para conhecer o perfil de mortalidade materna, infantil e fetal, e Informação, análise e ação: o papel da vigilância em saúde e dos comitês de mortalidade, somando uma carga horária total de 120h.
 
Este curso foi concebido dentro do contexto da redução da mortalidade materna, infantil e fetal, como uma das metas prioritárias pactuadas entre as diferentes esferas de governo, assim como da necessidade de ampliar a participação de importantes segmentos da sociedade no controle social do SUS, por meio da atuação em comitês de mortalidade. 
 
A formação tem como objetivo sensibilizar profissionais e gestores da área de saúde, representações da sociedade civil organizada relacionadas ao tema, defensores públicos e membros do ministério público sobre o papel da vigilância do óbito materno, fetal e infantil e da atuação em comitês de mortalidade como estratégias para subsidiar a implementação de ações efetivas para a redução da mortalidade materna, infantil e fetal.
 
Para a realização deste curso, a ENSP conta com a parceria do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e conto com o apoio da Área Técnica de Saúde da Mulher do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (ATSM/Dapes/SAS/MS) e Departamento de Análise de Situação de Saúde da Coordenação Geral de Informações e Análises Epidemiológicas da Coordenação Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (Dasis/CGIAE/SVS/MS). 
 
As inscrições devem ser feitas, exclusivamente via internet, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível em: http://inscricao.ead.fiocruz.br/310  
 
Edital de aluno:
 
Retificação do edital de aluno:

Seções Relacionadas:
Editais Ensino

Nenhum comentário para: Vigilância do óbito materno infantil seleciona alunos