Busca do site
menu

Lançada a versão 2014 do edital Pensa Rio

ícone facebook
Publicado em:11/07/2014

Para incentivar projetos multidisciplinares, abrangentes e inovadores, voltados para o estudo e a elucidação de problemas em áreas relevantes e estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico das diversas regiões fluminenses, por grupos de pesquisadores de excelência, a Fundação está lançou, na quinta-feira (3/7), a versão 2014 do edital Pensa Rio – Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro. Com isso, espera-se incentivar não apenas a interação e a integração entre diferentes grupos de pesquisa, mas também a complementaridade das diferentes competências necessárias à consecução dos objetivos deste programa.

Com recursos de R$ 60 milhões, o edital define temas a serem abordados nos projetos, como Agricultura familiar, orgânica, sustentável e industrial; Animais de produção; Agropecuária; Biodiversidade; Biotecnologia; Ciência e tecnologia de alimentos; Computação, simulação e modelagem; Exclusão social Dependência química; Desagregação social; Desenvolvimento sustentável e conservação de espécies; Preservação de espécies; Economia verde; Doenças crônico-degenerativas e câncer; Doenças infecciosas e parasitárias; Fármacos e fitoterápicos; Física quântica e de altas energias; Fontes alternativas de energia; Georreferenciamento e cartografia; Habitação e urbanização; Instituições políticas, representação e cidadania; Materiais alternativos; Meio ambiente; Transformações ambientais; Melhoramento vegetal; Metrologia; Minorias e intolerâncias correlatas; Mudanças climáticas; Nanociência e nanotecnologia; Nutrição; Petróleo e gás; Políticas de desenvolvimento regional; Preservação da memória social e cultural; Produtos e processos agrícolas; Propriedade intelectual e patentes; Recursos hídricos; Saúde coletiva; Tecnologias de informação e comunicação; Tecnologia nuclear; Transportes; Violência e segurança pública.

Tais projetos, em área de fronteira da ciência ou da tecnologia, deverão trazer significativo impacto para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do estado. 
Podem submeter propostas equipes formadas por pesquisadores com vínculo empregatício/funcional com instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado, dentre os quais deverá ser nomeado um coordenador, a quem caberá o encaminhamento do projeto, com anuência de sua Instituição de origem. Os demais participantes serão considerados pesquisadores associados.

Tanto o coordenador quanto os pesquisadores associados, devem ter o grau de doutor ou equivalente, estar ativa e produtivamente envolvidos em pesquisa relevante para a proposta. A equipe, constituída por pesquisadores e técnicos de alto nível, deve apresentar reconhecida competência e tradição em suas áreas de atuação técnico-científicas, funcionando como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em programas e projetos de relevância ao desenvolvimento fluminense. A equipe também poderá incluir pesquisadores vinculados a instituições de outros estados ou do exterior.

Clique aqui e leia mais e acesse o edital na íntegra. 

 


Fonte: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)
Seções Relacionadas:
Editais

Nenhum comentário para: Lançada a versão 2014 do edital Pensa Rio