Busca do site
menu

Nova edição da Revista de Manguinhos disponível on-line

ícone facebook
Publicado em:10/07/2014
Nova edição da Revista de Manguinhos disponível on-lineA 29° edição da Revista de Manguinhos apresenta, como matéria de capa, o ousado projeto que a Fiocruz desenvolve e que levará à criação do Complexo dos Institutos Nacionais de Saúde (CIN), que ocupará uma área de 100 mil metros quadrados na Zona Norte do Rio de Janeiro. 
 
A revista traz reportagem sobre pesquisas da ENSP, como a nova micobactéria descrita pelo pesquisador Jesus Ramos, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP); o aumento da incidência de tuberculose entre indígenas, cuja tema foi estudado por Paulo Victor de Sousa Viana, alunos de mestrado em epidemiologia em saúde pública da ENSP; e ainda uma matéria sobre o balanço da primeira onda do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil). Pressão arterial alta e sobrepeso estão entre as principais taxas encontradas no estudo, que envolveu cerca de 15 mil servidores. 
 
O volume também trata também do Programa Fiocruz de Neurociência (FioNeuro), que visa consolidar e expandir as competências institucionais de pesquisa e inovação nesta área do conhecimento; do projeto Plataforma automatizada para triagem de fármacos contra helmintos, que acaba de ser contemplado com recursos da Fundação Bill & Melinda Gates; entre outros. A seção Fio da História fala sobre médicos estrangeiros que, do período colonial à República, percorreram o interior do Brasil e as capitais para tratar imigrantes e brasileiros e estabelecerem hospitais.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Nova edição da Revista de Manguinhos disponível on-line