Busca do site
menu

Fanpage da ENSP atinge 30 mil conexões

ícone facebook
Publicado em:10/07/2014
O perfil da ENSP no facebook alcançou 30 mil conexões. A conquista resulta da migração do perfil para a fanpage - página institucional da ENSP, em março, que a tornou mais robusta, mas também de outra novidade. O canal de vídeos da ENSP no YouTube. Ele foi disponibilizado na fanpage, permitindo que os seguidores acompanhem as aulas, entrevistas, palestras, conferências, e demais eventos gravados permanentemente pelo Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional da Escola.
 
Fanpage da ENSP atinge 30 mil conexões

A capacidade do perfil estava esgotada (5 mil conexões), tornando possível ao usuário apenas seguir a página, mas com a migração, mais pessoas podem acompanhar o conteúdo da ENSP por meio do facebook.
 
Para as instituições públicas, estar nas redes sociais é mais que abrir um importante canal de diálogo com a sociedade: é também trabalhar com transparência na prestação de contas e de informações para o cidadão. Desde 2004, a ENSP marca presença em redes sociais. Na época, tratava-se de mais um canal de comunicação para o acesso, principalmente, de estudantes da pós-graduação. Atualmente, os fatos apontam para o Facebook, maior rede social do mundo, que recebe mais visitas que o Google, maior site de busca do mundo. 
 
O Twitter da Escola, aberto em 2008, já foi a maior rede social da ENSP e também possui um número expressivo de seguidores: aproximadamente 7 mil. 
 
Segundo o Ibope Media, o total de pessoas com acesso à internet no Brasil, no primeiro trimestre de 2013, chegou a 102,3 milhões. Em janeiro de 2013, essas páginas e outras agrupadas na subcategoria comunidades, que incluem também blogs, microblogs e fóruns, atingiram mais de 46 milhões de usuários, o equivalente a 86% dos internautas ativos da internet no período. 
 
A ENSP foi a primeira unidade da Fiocruz a marcar presença em redes sociais. Ao incorporar mais essa atividade à rotina da comunicação institucional, o objetivo inicial foi ampliar a visibilidade à produção científica e acadêmica da Escola, gerando mais tráfego para o Portal e o Informe ENSP, além de abrir um novo canal de informação e comunicação com o cidadão. A Coordenação de Comunicação Institucional é a responsável pela criação e manutenção dos espaços da Escola nas redes sociais.“As redes sociais têm se mostrado um importante espaço de interação, criação e inovação entre grupos sociais. Há alguns anos, percebendo esse potencial, a ENSP começou a investir na divulgação científica nas redes como forma de ampliar o alcance de suas mensagens e o debate com a sociedade”, ressaltou a coordenadora de Comunicação Institucional da ENSP, Elisa Andries.
 
Conheça, a seguir, o perfil das redes sociais mantidas pela ENSP:
 
Twitter
 
Fanpage da ENSP atinge 30 mil conexões
O Twitter da ENSP (@ensp) possui hoje aproximadamente 7 mil conexões e já contabiliza quase 8 mil tweets (mensagens enviadas pela rede). A ferramenta é uma mistura de miniblog com mensagens de celular - as mensagens são de 140 toques, como os torpedos, mas circulam pela internet como os textos de blogs. Em vez de seguir para apenas uma pessoa, como no celular ou no MSN, a mensagem do Twitter vai para todos os seguidores - pessoas que acompanham o emissor. O twitter da ENSP também registra alta taxa de retuítes (mensagens enviadas pela ENSP e reenviadas por seus seguidores para as suas redes). Para acessar, o endereço é https://twitter.com/ensp
 
Facebook
 
Fanpage da ENSP atinge 30 mil conexões
O perfil da ENSP no facebook foi migrado para a fanpage em março de 2014, alcançando mais de 25 mil conexões. Seus participantes demonstram interesses diversos, desde cursos e eventos até interesses em defesas de teses e informações sobre temas da saúde pública de modo geral. Praticamente todas as notas postadas no Facebook da ENSP recebem comentários e são compartilhadas. Quando não fazem comentários, os usuários ‘curtem’ a informação.
 
É no Facebook que as reportagens publicadas pelo boletim Informe ENSP, do Portal, ganham maior visibilidade. Além de vídeos produzidos em eventos e em atividades internas da Escola, o usuário tem acesso a fotografias de eventos, aos cartazes do projeto Palavras no caminho, a campanhas de ações institucionais.
 
Além da fanpage da ENSP, a Coordenação de Comunicação Institucional também abriu outras fanpages:  Acesso Aberto na ENSP, Toninhas, como parte da campanha de divulgação desse discreto cetáceo – um primo pequeno das baleias, botos e golfinhos – que corre risco de extinção. E também, do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres, Grupo Direitos Humanos e Saúde - Dihs, Fórum de Articulação da ENSP com os Movimentos Sociais, e Livro em Movimento - que promove distribuição de livros, estimula a leitura e incentiva a doação para circulação e socialização na Escola. Para acessar, o endereço é https://www.facebook.com/fiocruz.ensp.

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Fanpage da ENSP atinge 30 mil conexões