Busca do site
menu

Brasil é campeão da Copa do Mundo em redução de mortalidade infantil

ícone facebook
Publicado em:16/07/2014
Brasil é campeão da Copa do Mundo em redução de mortalidade infantilUm novo ranking incluindo os 32 países que disputaram a Copa do Mundo de 2014 mostra que todos apresentaram progresso significativo na redução da mortalidade infantil desde 1990, quando o Mundial foi sediado na Itália. Os avanços de cada país, entretanto, não foram iguais. Sede da Copa deste ano, o Brasil já é campeão da lista, com uma redução de 77% no número de mortes de crianças abaixo de cinco anos de idade desde 1990. 
 
O ranking Mortalidade Infantil: Qual é o Placar? foi lançado em preparação para o Fórum dos Parceiros de 2014, evento realizado em Johanesburgo, na África do Sul, entre os dias 30 de junho e 1º de julho e organizado pela Parceria para a Saúde Materna, de Recém-Nascidos e Crianças (PMNCH). Criado e liderado pela Organização Mundial de Saúde em 2005, o grupo reúne 625 organizações ligadas à saúde materno infantil, entre governos, associações, ONGs, universidades, profissionais de saúde, instituições de pesquisa e representantes do setor privado.
 
O objetivo da parceria é acelerar a conquista das metas do Milênio (Millenium Development Goals) relacionadas à saúde de mulheres e crianças. Durante a conferência na África do Sul, líderes globais discutirão medidas para acelerar iniciativas que melhorem as condições de saúde de crianças, recém-nascidos e mães em todo o mundo.
 
“Há duas razões principais para a redução da mortalidade na infância no Brasil: a expansão do acesso à saúde primária e o Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do mundo”, afirmou Paulo Vicente Bonilha de Almeida, coordenador de saúde infantil do Ministério da Saúde brasileiro. O Programa Nacional de Imunização, disse ele, “aumentou as taxas de vacinação entre as crianças brasileiras e o Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno mais do que quadruplicou a amamentação.”
 
Desde 1988, a Constituição brasileira garante aos seus cidadãos cobertura universal do sistema de saúde, o que garante acesso aos serviços de saúde mesmo entre os que não podem pagar por ele. Já o Bolsa Família garante transferência de renda para famílias pobres com a contrapartida de que as crianças estejam com a vacinação em dia e frequentando a escola. Atualmente, a cada mil nascimentos no Brasil, 14 crianças morrem antes de completarem cinco anos de idade – em 1990, eram 62.

Fonte: Opas/OMS
Seções Relacionadas:
Artigos Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Brasil é campeão da Copa do Mundo em redução de mortalidade infantil